Bolsa Família tem pagamento interrompido em fevereiro; entenda

0
30
Calendário auxílio emergencial Bolsa Família: confira pagamentos
Calendário auxílio emergencial Bolsa Família: confira pagamentos

27 de fevereiro – Voltado para famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, o Bolsa Família é um dos principais programas de transferência de renda do país. O pagamento do benefício é mensal e organizado por meio de um calendário próprio. Acontece geralmente nas últimas semanas de cada mês.

No entanto, o pagamento relativo ao mês de fevereiro passou por uma interrupção devido ao feriado de carnaval.

Leia ainda:

Aplicativo do Bolsa Família auxilia beneficiários; conheça as vantagens

Bolsa Família tem pagamento interrompido em fevereiro; entenda
Bolsa Família tem pagamento interrompido em fevereiro; entenda

Feriado interrompe pagamento do Bolsa Família

O pagamento do Bolsa Família 2020 foi interrompido devido ao feriado de carnaval. No entanto, os beneficiários voltam a sacar o auxílio normalmente a partir desta quinta-feira, dia 27.

O saque é disponibilizado de acordo com o calendário do programa, que divide o pagamento pelo último número impresso no cartão, que corresponde ao NIS (Número de Identificação Social).

Confira o calendário do programa:

Bolsa Família tem pagamento interrompido em fevereiro; entenda
Bolsa Família tem pagamento interrompido em fevereiro; entenda

No entanto, possuir o NIS não assegura necessariamente o acesso ao programa.

Veja também:

Possuir o NIS assegura direito ao Bolsa Família? Entenda

NIS e Bolsa Família

O número do NIS é atribuído a quem ainda não possui o número do PIS (Programa de Integração Social), sendo que o que muda é a utilização do número.

O NIS pode permitir que determinado cidadão ou determinada família participem de algum programa social do governo.

No entanto, ele não efetivamente garante esse acesso aos benefícios. Em outras palavras, ter o número do NIS não é o único requisito para ser incluído em programas do governo.

Algumas pessoas pensam, por exemplo, que ao receberem o número do NIS na inscrição junto ao Cadastro Único já estão automaticamente inscritas no Bolsa Família, mas esse é um pensamento equivocado.

O cidadão, portanto, pode ter o número do NIS e não ser aprovado para receber o benefício, pois a aprovação vai depender das especificações do programa.

Entretanto, caso aprovado no programa o cidadão utilizará o número do NIS, impresso no cartão do benefício, para verificação dos dias de pagamento.

Como o programa atua

O benefício auxilia milhares de famílias em situação de instabilidade econômica e social por meio de uma renda que possibilita o acesso das mesmas aos serviços essenciais como saúde e educação.

No entanto, o benefício exige alguns critérios que permitem a participação dos interessados, tanto com relação à renda das pessoas, como a configuração da família.

Neste último caso, o benefício pode ser acumulado, levando em conta se a família tem gestantes, crianças em fase de amamentação e estudantes até 17 anos de idade em sua composição.

Atualmente mais de 13 milhões de famílias são atendidas pelo programa e milhares ainda aguardam pela concessão de novos benefícios.

Veja ainda:

Bolsa Família: fila para o programa chega a 3,5 milhões de pessoas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here