Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Mais Lidas

Todo mundo comentando

Bolsa Família: programa pode não contemplar novas famílias em 2020

Não perca nenhum conteúdo de nosso Blog. Clique no botão abaixo e fique atualizado!

17 de fevereiro – O programa Bolsa Família atua no auxílio financeiro e social de famílias brasileiras desde 2004. As pessoas beneficiadas são as que estão em situação de vulnerabilidade econômica, configurando em estados de extrema pobreza e pobreza.

No entanto, o Governo Federal não tem previsões de quando novas famílias poderão ser também contempladas com o auxílio.

Bolsa Família: programa pode não contemplar novas famílias em 2020
Bolsa Família: programa pode não contemplar novas famílias em 2020

Leia também: Bolsa Família agora terá outro responsável; entenda

Governo pode não garantir novas concessões do Bolsa Família para 2020

Devido à falta de orçamento, o governo não prevê o acesso de novas famílias ao Bolsa Família.

O Ministério da Cidadania esclareceu que a cobertura do programa é de acordo com o orçamento governamental, ou seja, se o orçamento é baixo, o benefício fica impossibilitado de atender novas pessoas.

Além disso, o programa também não pode atender as pessoas que solicitam o benefício mais de uma vez, seja por conta da perda de renda, fruto, principalmente, do desemprego que assola milhares de brasileiros.

O orçamento proposto pela equipe econômica reservou para 2019 R$ 32 milhões, enquanto para 2020 o orçamento para o programa é de R$ 29,5 milhões.

Somado a isso há a imprevisão na votação para o pagamento do 13º do Bolsa Família para os próximos anos. O pagamento foi em dezembro do ano passado e estava previsto somente para 2019.

Portanto, as famílias já beneficiadas devem ficar atentas, pois o enxugamento no programa acontece com o desligamento de pessoas que não atendem às especificações do programa.

Leia ainda: Saque do Bolsa Família é antecipado para alguns beneficiários; saiba mais

Atenção às exigências para manter o cadastro do Bolsa Família

Regularmente, os órgãos competentes efetuam vistorias nos cadastros do benefício social, com a finalidade de verificar se há casos irregulares ou até mesmo fraudes e tomar as devidas providências.

Tendo isso em vista, o Governo Federal possui recursos para realizar uma examinação minuciosa, pois pode cruzar informações de variados bancos de dados, como INSS, CNPJ e CadÚnico.

Como o índice de fraudes teve um acentuado crescimento, essa verificação tornou-se essencial, mas somente foi intensificada com a utilização dessas informações.

Com isso, o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, apurou que mais de 1 milhão de inscritos no programa estavam irregulares.

Saiba o que fazer para não ter o benefício cancelado

Na lista a seguir estão as condições que devem ser seguidas para que a família contemplada não perca o direito ao benefício. Confira:

  • Ter a renda correta – isso significa que a família não pode ter uma renda maior do que a que foi declarada;
  • Sacar o valor regularmente – cadastros com ausência de saque ou movimentação de conta por mais de seis meses são cancelados, além disso, o saque da parcela deve ser feito em até 90 dias;
  • Manter o cadastro atualizado – essa atualização acontece a cada dois anos devendo ser feita por todas as famílias inscritas no Bolsa Família;
  • Fornecer informações corretas – os dados das pessoas inscritas no benefício devem ser verdadeiros, o inverso disso pode levar ao desligamento do vínculo. Até mudanças como troca de escola de crianças devem ser informadas.

Portanto, é imprescindível que as famílias beneficiadas pelo Bolsa Família estejam com todas as exigências cumpridas para que não ocorra o desligamento do programa.

Veja também: Fraude no Bolsa Família: vereador do ES tem mandato cassado; entenda

Ajude a fazer o Diário Prime News! Tem dúvidas, críticas ou sugestões de pauta? Fale conosco! Mande email para contato@dpnews.com.br  


Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!