Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Mais Lidas

Todo mundo comentando

Bolsa Família: Primeira parcela de 2020 tem prazo de saque; confira

Não perca nenhum conteúdo de nosso Blog. Clique no botão abaixo e fique atualizado!

28 de janeiro – Como muitas pessoas já sabem, o pagamento referente ao mês de janeiro do programa Bolsa Família já começou a ser liberado. Isso vem acontecendo desde segunda-feira (20). O objetivo deste programa do Governo Federal é repassar às famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, uma renda mensal que lhes assegure o mínimo para uma sobrevivência digna.

No entanto é preciso atenção para não perder a data limite de efetuar o saque. Caso contrário o beneficiado pode até ser desligado do programa. Entenda melhor.

Bolsa Família: Primeira parcela de 2020 tem prazo de saque; entenda
Bolsa Família: Primeira parcela de 2020 tem prazo de saque; entenda

Leia também:

Bolsa Família: programa oferece benefício para adolescentes entre 16 e 17 anos

Como saber a data de pagamento do benefício

Para saber o dia em que o pagamento da parcela mensal do Bolsa Família estará disponível basta conferir o cartão do benefício e o número impresso nele.

Essa numeração diz respeito ao NIS (Número de Inscrição Social), e está localizada na primeira coluna. Assim o beneficiado saberá o seu dia de pagamento de acordo com o último dígito. Confira na tabela a seguir:

Bolsa Família: Primeira parcela de 2020 tem prazo de saque; entenda
Bolsa Família: Primeira parcela de 2020 tem prazo de saque; entenda

A parcela relativa ao mês de janeiro tem vencimento na próxima sexta-feira (31). Porém a família cadastrada no programa tem até 90 dias após este limite para retirar a parcela.

Veja ainda:

Reformulação do Bolsa Família prevê aumento e bônus para inscritos; saiba detalhes

O que acontece se o valor do benefício não for sacado em até 90 dias

O sistema do Bolsa Família permite que as parcelas relativas a cada mês tenham até 90 dias para que seus valores sejam retirados. Caso o saque não seja feito durante esse período, a família perde a parcela.

No entanto as consequências podem ser ainda piores. Se mesmo com este prazo de 90 dias a família contemplada pelo programa não efetuar os saques regularmente, o benefício pode ser cancelado.

Isso ocorre devido ao entendimento do Ministério da Cidadania em considerar que se a família não usufrui do valor repassado é porque ela não mais precisa daquele valor para garantir sua subsistência.

Portanto, para não correr nenhum risco de bloqueio ou cancelamento do Bolsa Família, é de suma importância que a data de pagamento seja respeitada e que haja movimentação de conta.

Como funciona e atua o Bolsa Família

Como dito anteriormente o programa auxilia famílias em extrema pobreza. Segundo dados do Governo cerca de mais de 80% dos inscritos fazem parte de um total de 40% das pessoas mais pobres do país.

Mesmo sendo um valor baixo que gira em torno de 170 e 180 reais essa renda mensal representa muitas melhorias práticas. Por exemplo é possível citar a melhoria na alimentação e na permanência escolar de crianças e adolescentes.

Além disso o auxílio é reconhecido como um dos programas federais essenciais para que o país saia do Mapa Mundial da Fome. Portanto o Bolsa Família é fundamental para que o Brasil erradique de vez a fome e a pobreza.

Veja também: Bolsa Família: programa oferece benefício extra para mulheres grávidas

Ajude a fazer o Diário Prime News! Tem dúvidas, críticas ou sugestões de pauta? Fale conosco! Mande email para contato@dpnews.com.br  


Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!