Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Mais Lidas

Todo mundo comentando

Fraudes no Bolsa Família: entenda como são descobertas

Não perca nenhum conteúdo de nosso Blog. Clique no botão abaixo e fique atualizado!

28 de janeiro – Dentre os programas do Governo Federal está o Bolsa Família que atende e subsidia pessoas em situações de vulnerabilidade econômica, concedendo a elas uma renda mensal. Atualmente mais de 13 milhões de famílias são beneficiadas em todo o país.

No entanto, não é incomum que fraudes aconteçam. Por este motivo o Governo tem investido mais em ações que investigam e evitam atividades irregulares. Confira.

Bolsa Família: Entenda como são descobertas as fraudes ao programa
Bolsa Família: Entenda como são descobertas as fraudes ao programa

Continue lendo:

O que fazer para não ter a inscrição do Bolsa Família cancelada

Como os órgãos competentes procedem diante das fraudes no Bolsa Família

Qualquer sistema governamental de renda está sujeito a sofrer irregularidades. Com o Bolsa Família não é diferente.

No entanto o governo juntamente com todos os órgãos que integram o sistema tem se especializado na prevenção de fraudes. Também tem atuado de forma direta contra elas.

Segundo o Ministro da Cidadania, Osmar Terra, o programa vai passar por mais aperfeiçoamentos nos mecanismos de controle. Isso permite, além da manutenção do programa, que a renda de quem de fato necessita dele seja preservada.

Somente em 2019 mais de 1,3 milhões de benefícios foram cancelados em todo o país. Isso gerou uma economia de R$ 1,4 bilhões.

Além disso, o Ministério da Cidadania recuperou no último ano, somente em três meses, mais de R$ 420 mil do programa de apoio financeiro. Esse valor foi referente às famílias que recebiam o benefício e, no entanto, não se encaixavam nos requisitos estabelecidos.

Esses números representam ações de averiguação cadastral, cruzamento de dados do Cadastro Único e identificação de irregularidades, como a renda familiar maior do que a permitida pelo programa.

Acompanhe ainda:

1,3 milhão de benefícios do Bolsa Família foram cancelados em 2019

Bolsa Família: Entenda como são descobertas as fraudes ao programa
Bolsa Família: Entenda como são descobertas as fraudes ao programa

A importância do programa governamental

É sabido que o programa possui uma extensa e diversificada amplitude e tem gerado, cada vez mais, mudanças significativas e práticas na vida dos cidadãos brasileiros.

Além disso, o programa trabalha em favor da inclusão social e da garantia dos direitos básicos dos cidadãos, como saúde e educação.

Atendendo às famílias carentes de todas as regiões do país, o Bolsa Família é uma das principais ações sociais do governo, mas não só.

Bolsa Família: atuação conjunta entre o Governo Federal e os municípios

O benefício é reconhecido como um dos programas federais essenciais para que o país saia do Mapa Mundial da Fome. Junto com outras ações o Bolsa Família é fundamental para que o Brasil erradique de vez a fome e a pobreza.

No entanto, devido às condutas de pessoas mal-intencionadas, o benefício é constantemente fraudado.

Pessoas que não têm o perfil do programa acabam recebendo o benefício em detrimento de outras que realmente precisam.

Tendo isso em vista, o Governo Federal não trabalha sozinho. Para que o programa funcione da devida maneira, a União, os Estados, o Distrito Federal e os municípios trabalham em conjunto.

Isso ocorre tanto para a manutenção do programa quanto para cooperação e anulação das fraudes.

Acompanhe também:

Vai sacar o Bolsa Família? Veja no calendário quando o benefício será liberado

Ajude a fazer o Diário Prime News! Tem dúvidas, críticas ou sugestões de pauta? Fale conosco! Mande email para contato@dpnews.com.br  


Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!