Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Imposto de renda: plataforma visa serviço gratuito para facilitar declaração; confira

Pode diminuir o tempo de espera e aumentar a restituição do IR


Não perca nenhum conteúdo de nosso Blog. Clique no botão abaixo e fique atualizado!

24 de janeiro – A Startup online, Leoa, lançou uma plataforma online que foi criada para permitir que o contribuinte da declaração do imposto de renda (IRPF 2020), consiga fazer sua prestação de conta mais rápida e intuitiva. Além disso, o serviço é totalmente gratuito.

Essa é a primeira vez que a startup põe a ferramenta em funcionamento. De acordo com seus idealizadores, a plataforma promete “desburocratizar a vida dos contribuintes na hora de prestar conta ao poder público”.

Leia ainda: Recebeu FGTS ou seguro-desemprego na Caixa? Talvez seja preciso declarar no Imposto de Renda

Imposto de renda: Startup lança plataforma para facilitar declaração
Imposto de renda: plataforma visa serviço gratuito para facilitar declaração; confira

Objetivo é facilitar a declaração do imposto de renda

O CEO da fintech, Eduardo Canova, disse que a ideia de criação do sistema surgiu a partir das dificuldades de fazer a declaração de imposto de renda pessoa física.

Ainda de acordo com Canova, o contribuinte não precisará contratar um contador para realizar o IRPF, pois a página criada irá trazer informações completas e até mesmo indicar possíveis erros que podem fazer com que o contribuinte caia na malha fina.

O objetivo da startup é fazer com que o próprio contribuinte consiga estruturar sua declaração de IRPF, afirma o CEO.

“Criamos um mapa com toda a jornada do contribuinte no programa da Receita e levantamos as principais dúvidas e erros que eles cometem”, explicou.

Ademais, a Leoa irá contar com tecnologia de machine learning (máquina que aprende), o que faz com que respostas e alterações possam ser sugeridas e incluídas no cadastro do usuário.

Alertas da Leoa vão evitar possíveis erros na declaração do IRPF

Eduardo Canorva explicou como a plataforma criada pela startup pode funcionar:

“Digamos que se um contribuinte declara ser casado e que tem um filho de 20 anos, o sistema irá alerta-lo para não indicá-lo como dependente, já que a receita não aceitará pois o dependente é maior de idade”.

Além disso, ele espera que já no primeiro ano de funcionamento da plataforma, o serviço seja bem aceito por seus usuários e que em 2021 ele possa atingir extensões maiores.

Restituição do imposto de renda pode aumentar

O serviço irá oferecer uma antecipação de restituição através de um cartão que é enviado para o usuário da plataforma.

É possível receber a restituição em menos de 7 dias e de acordo com a startup, graças a tecnologia disponibilizada, é possível aumentar o valor da restituição do imposto de renda.

O que é uma startup?

As startups são empresas de tecnologia digital que se encontram no estágio inicial de um modelo de negócio e que possuem grande potencial de crescimento.

Hoje é comum encontrar algumas delas oferecendo empréstimos por meio de plataformas 100% digitais, as fintechs.

O termo startup surgiu nos Estados Unidos, porém, se popularizou no Brasil a partir da bolha de empresas ponto-com, entre os anos 1996 a 2001.

Veja ainda: Empréstimo pessoal: plataforma oferece opções de crédito em mais de 30 instituições financeiras

Ajude a fazer o Diário Prime News! Tem dúvidas, críticas ou sugestões de pauta? Fale conosco! Mande email para contato@dpnews.com.br  


Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!