Restituição do Imposto de Renda 2020: consulte datas

0
36
Restituição do Imposto de Renda 2020 datas: saiba como consultar
Restituição do Imposto de Renda 2020 datas: consulte o calendário

Restituição do Imposto de Renda 2020 – A Receita Federal prorrogou o prazo para que cidadãos declarem seus rendimentos tributáveis do ano passado, mas manteve as datas para que valores sejam restituídos. Além disso, foi anunciado um novo lote referente a declarações de 2008 a 2019.

No início do mês de abril, o secretário de Receita Federal, José Barroso Tostes Neto, anunciou que o prazo para a entrega das declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) foi prorrogado para 30 de junho.

Restituição do Imposto de Renda 2020 datas: saiba como consultar
Restituição do Imposto de Renda 2020 datas: consulte o calendário

Leia mais:

Nubank: restituição de Imposto de Renda já é possível pela Nuconta; saiba com receber

Apesar da prorrogação no prazo da entrega, o cronograma de restituição do IR 2020 seguiu com as datas que já estavam definidas antes da quarentena causada pelo novo coronavírus.

Entretanto, nesta última terça-feira (07.04), a Receita Federal abriu consulta ao lote multiexercício de restituição do IRPF contemplando os contribuintes de 2008 a 2019.

Restituição do Imposto de Renda 2020 datas: quando vou receber?

O cronograma de restituição vai de 29 de maio até o dia 30 de setembro. Porém, com uma ordem definida por “ordem de entrega”.

Isto é, quem declarar os rendimentos com antecedência tem mais chances de receber a restituição – se tiver direito a ela – nos primeiros lotes.

Veja o calendário:

  • 1º lote: 29/05
  • 2º lote: 30/06
  • 3º lote: 31/07
  • 4º lote: 28/08
  • 5º lote: 30/09

Leia também:

Imposto de renda: plataforma visa serviço gratuito para facilitar declaração; confira

Novo lote de restituição a partir de 15 abril

Segundo a Receita Federal, O novo lote vai contemplar 87.006 contribuintes e será realizado no dia 15 de abril, já com a correção pela taxa básica de juros (Selic), totalizando um crédito de mais de R$ 163 milhões.

Desta vez, serão R$ 75,8 milhões referentes aos contribuintes com preferência no recebimento, porque a Receita privilegia alguns públicos especiais no recebimento das restituições por calendário.

A preferência é para idosos, pessoas com deficiência física ou mental e contribuintes cuja a maior fonte de renda seja o magistério. Posteriormente, os demais brasileiros receberão.

Vale ressaltar que esse lote de restituição visa atender contribuintes que declararam de 2008 a 2019.

Restituição do Imposto de Renda 2020 datas: como consultar

Para saber se teve a restituição liberada, o contribuinte precisa acessar o site da Receita Federal ou baixar o aplicativo.

A consulta é feita de maneira simples. Basta inserir o número do CPF e a data de nascimento. Em seguida, deve-se clicar em consultar.

Em seguida, será mostrada uma página que informará se existe saldo de imposto a pagar ou a restituir.

Leia ainda:

FGTS: Saiba como declarar saque no imposto de renda

Também é possível ligar para o Receitafone, no número 146.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here