Reserva de emergência: por quanto tempo você aguentaria viver sem salário?

0
182
Reserva de emergência
Reserva de emergência

Reserva de emergência – Você tem o hábito de guardar dinheiro todo mês? Se não, qual seria sua resposta para a seguinte pergunta: Se amanhã você perdesse a sua principal fonte de renda, por quanto tempo conseguiria manter seu padrão de vida?

Desde crianças ouvimos que é importante guardar um dinheiro para as emergências. Nem todos tivemos a infelicidade de passar por uma. Na pandemia isso mudou, foi a emergência perfeita que atingiu todos a nível mundial.

Luciana Ikedo, assessora de investimentos e fundadora da Ikedo Investimentos explica que ter reservas financeiras é fundamental para lidar com conflitos que podem ocorrer a qualquer momento, mas não sabemos quando. 

Um deles é o desemprego, que já atinge 12,8 milhões de brasileiros e pode afetar ainda mais a vida das pessoas com a crise econômica que se aproxima.

Se você é daqueles que nunca guardou dinheiro na vida, Luciana explica que o primeiro passo é identificar quais são seus gastos essenciais, aqueles que mesmo sem renda precisam ser honrados.

Por exemplo, aluguel, compras no supermercado, contas básicas (água, luz, internet). Ou gastos com saúde e medicamentos. 

Uma vez identificado quanto você precisa pagar mensalmente para garantir suas necessidades básicas, a dica da especialista é identificar qual é a sua situação no trabalho.

  • Se você é funcionário público ou trabalha de carteira assinada, é importante guardar pelo menos de 3 a 6 meses dos gastos básicos para a reserva financeira. 
  • Se você é um profissional autônomo ou PJ, com uma renda que muda todos os meses, o ideal é guardar de 6 a 12 meses de dinheiro para seus gastos essenciais. 

Depois de ter tudo isso claro, agora surge outra dúvida: guarda o dinheiro antes de pagar as contas ou depois? E em plena crise de onde tira os recursos para formar a tal da reserva?

Em entrevista ao Giro Econômico, a especialista esclarece todas as suas dúvidas e ensina como usufruir dos benefícios do governo para finalmente criar a sua reserva de emergência.

Confira no vídeo:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here