Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Imposto de Renda descontado no 13º salário do trabalhador? Saiba mais sobre isso


Não perca nenhum conteúdo de nosso Blog. Clique no botão abaixo e fique atualizado!

08 de dezembro de 2019 – Muita gente não sabe, mas existem alguns encargos cobrados sobre o 13º salário recebido pelo trabalhador. Dentre eles, está o Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) ou simplesmente IR. Contudo, há uma data e condições específicas a serem observadas, para que, assim, seja efetivada a cobrança. Saiba mais detalhes sobre isso.

Saiba mais:

Saiba quem tem direito e quais são os prazos do décimo terceiro.

O desconto do Imposto de Renda sobre o 13º salário

13º-salário-IR-quando-pagar
Quando deve ser descontado o Imposto de Renda sobre o 13º salário?

De início vale ressaltar, que o Imposto de Renda cobrado sobre o 13º salário é descontado na segunda parcela do benefício. Portanto, é nessa segunda parte do pagamento da gratificação, que incide o imposto em questão.

Saiba mais:

Funcionário demitido por justa causa tem direito ao décimo terceiro?

Essa segunda parcela do décimo terceiro deve ser paga até o dia 20 de dezembro, impreterivelmente. Sendo assim, o desconto do IR é feito nesta data, em razão, claro, do pagamento do benefício.

Por outro lado, há ainda a possibilidade do trabalhador receber a gratificação natalina em uma parcela única. Nesse contexto específico, o empregador deve efetuar o pagamento até o dia 30 de novembro, inadiavelmente. Data, portanto, que também é feita a cobrança do IR.

Quanto é descontado no 13º salário?

A princípio, o valor do desconto do Imposto do Renda no décimo terceiro salário dependerá, portanto, da faixa salarial do trabalhador em questão. Com efeito, quanto maior a renda, maior será o valor descontado.

A propósito, as alíquotas do Imposto de Renda que podem ser descontadas são as seguintes:

Até R$ 1.903,98 Isento
1.903,99 até 2.826,65 7,5%
2.826,66 até 3.751,05 15%
3.751,06 até 4.664,68 22,5%
Acima de 4.664,68 27,5%

 

A dedução do Imposto

Em resumo, as alíquotas do Imposto a serem descontadas sobre o 13º salário variam, portanto, de 7,5% a 27,5%.

Saiba mais:

Como é calculado o 13º salário de quem não tem salário fixo?.

Assim sendo, como pode ser observado na tabela do tópico anterior, quem recebe um salário mínimo, por exemplo, não necessita pagar Imposto de Renda. Dessa forma, só será descontado então o INSS.

Ajude a fazer o Diário Prime News! Tem dúvidas, críticas ou sugestões de pauta? Fale conosco! Mande email para contato@dpnews.com.br  


Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!