Take a fresh look at your lifestyle.

Cartão de Crédito é a nova linha de golpe, saiba como se proteger!

O Cartão de crédito não é visado apenas por cidadão de bem, bandidos tem focado nesse artefato de forma constante e consistente, todos os anos milhares de pessoas são prejudicadas ao terem seus cartões clonado ou até mesmo roubados.

Em época de festividade como Carnaval todo cuidado é pouco, nessas festividades as pessoas tendem a ser mais distraídas, e justamente nesse ponto que os bandidos agem. O álcool também tem contribuído para distração dos desavisados de plantão.

Cartão-de-Credito-02

A dica para aumentar as seguranças durante as festividade é aumentar atenção, ao passar o Cartão de Crédito em alguma maquina conferir o valor digitado, evitar máquinas suspeita e não emprestar o Cartão seja para quem for.

Cuidado com o Cartão de Crédito no dia a dia

Procure memorizar sua senha e nunca informe esse código para ninguém. Além disso, ao escolher os números, evite combinações simples e óbvias, como datas de nascimento, iniciais de telefone ou placas de carro, por exemplo. Outra dica é trocar as senhas frequentemente.

Assim que receber o cartão de pagamento, copie os números dele e guarde-os em casa, junto com o telefone da central de atendimento do banco emissor. Esse telefone pode ser obtido na fatura do seu cartão, no verso do cartão ou no site da própria instituição emissora do cartão. Ter esses números em mãos facilita o processo, caso precise comunicar perda ou roubo.

Caso seja necessária a substituição, desbloqueie o novo cartão e destrua imediatamente o antigo.

Uso indevido do Cartão de Crédito

Ninguém deve ter acesso ao seu cartão. Lembre-se de que, mesmo se ele for utilizado sem o seu conhecimento, você será inicialmente responsável pelas compras ou pelo dinheiro sacado. Nunca empreste o seu cartão, ainda que seja para parentes ou pessoas de confiança.

Também evite deixá-lo em locais de fácil acesso sem supervisão, como no porta-luvas do carro ou na gaveta do escritório. Fique atento para não passar o número do seu cartão em voz alta, quando estiver em lugar público. Muitos criminosos se aproveitam dessa situação para se apropriar de seus dados.

Uso do Cartão de Crédito na hora das compras

Ao efetuar o pagamento, acompanhe o vendedor até a máquina do cartão, verifique o montante da transação e certifique-se de receber o cartão de volta antes de deixar a loja.

Já quando a compra for pela internet, só forneça o número do seu cartão a sites de procedência confiável e que permitem a transmissão segura de dados. E não se esqueça: os dados devem ser fornecidos apenas depois de iniciar a transação, e não se for solicitado a fazer isso por e-mail, por exemplo.

Mesmo com todos os cuidados, guarde todos os recibos de compras, para depois checá-los junto com a sua fatura.

No caixa automático
Se o local for mal iluminado ou estiver em uma área deserta, utilize outro terminal de autoatendimento.

Fique de olho nas pessoas à sua volta, para se certificar de que ninguém próximo a você possa ver a sua senha e/ou o montante da transação.

Depois de completar a operação, lembre-se de retirar o cartão e o recibo da máquina. Caso o seu cartão fique retido no caixa automático, desconfie de quem lhe oferecer ajuda, mesmo se lhe parecer o segurança do banco. Evite contato com estranhos e relate o ocorrido ao emissor de seu cartão o mais rápido possível.

Correspondência e telefone
Os fraudadores podem usar outros meios para aplicar golpes, como enviar correspondências fazendo se passar por instituições financeiras, empresas de cartão de crédito ou até mesmo entidades filantrópicas.

Com informações de: https://www.financaspraticas.com.br/planejar/dicas-de-seguranca-financeira/dicas-de-seguranca-para-cartao

 

Comentários estão fechados.