Golpe via SMS tenta roubar senha de clientes do Nubank e pedir selfie com RG

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Golpe via SMS tenta roubar senha de clientes do Nubank e pedir selfie com RG

14 de fevereiro – Infelizmente, golpes envolvendo a fintech Nubank em redes sociais têm se tornado mais frequentes. Contudo, os meliantes agora apostaram em uma ferramenta mais tradicional para cometer fraudes: o SMS.

Dessa forma há relato de gente que recebeu SMS, com link para site de phishing, para roubar senha do cliente do banco digital, e até mesmo solicita selfie com documento de identidade. Confira.

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Como é o golpe via SMS que tenta roubar dados do Nubank?

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Golpe via SMS tenta roubar senha de clientes do Nubank e pedir selfie com RG

Algumas pessoas recebem uma mensagem via SMS dizendo o seguinte: “proprietário [número do celular] você recebeu uma mensagem importante Nubank vizualize tinyurl.com/xxxxx”.

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O link exibido no SMS direciona a pessoa para uma página que simula a da fintech, solicitando o CPF e senha. Então na parte superior do navegador aparece o ícone de cadeado, apontando que a conexão é segura.

Aliás, o certificado de segurança é da CloudFlare, que propicia proteção SSL gratuita para sites hospedados no serviço em questão.

Ao fornecer tais informações, posteriormente a tal página fake direciona o sujeito para uma outra página, mas desta vez simulando a do Google e pedindo a senha. Mas o golpe vai ainda mais além.

O pedido de selfie com documento

A página informa, entretanto, que o dispositivo não foi autorizado e por essa razão era necessário enviar uma selfie segurando o RG ou CNH.

Independentemente da foto que a pessoa mande, ele irá solicitar outra, dizendo o seguinte: “a foto em que você deve segurar seu documento ao lado do seu rosto (selfie) deve ser tirada por você mesmo, sem cobrir o seu rosto com o documento”.

Ao se mandar nova imagem, surge nova mensagem: “A sua solicitação do procedimento de verificação Nubank foi concluída com sucesso”.

Prevenindo-se contra golpes

É sempre fundamental pontuar que, independente se o golpe envolve indevidamente o Nubank ou qualquer outra instituição, deve-se sempre desconfiar de mensagens que possuam erros de grafia e encaminhem para links suspeitos.

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Além disso, é válido lembrar que a fintech jamais solicitará dados sensíveis como a senha. Em caso de suspeita, deve-se entrar em contato com a empresa por meio dos canais oficiais.

 

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