Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Como realizar investimento em Startups e ter a chance de ganhar muito dinheiro com algo inovador?


Não perca nenhum conteúdo de nosso Blog. Clique no botão abaixo e fique atualizado!

Apesar de toda crise financeira que o Brasil vem enfrentando, o investimento nas startups é algo que desperta muito interesse, em razão das grandes possibilidades de ganho. Acontece que  investir em startups, apesar de ser algo com potencial de vir a ser um negócio extremamente lucrativo, não é tão simples, afinal, esta é uma operação ousada.No entanto, para quem está disposto a correr certos riscos calculados esta pode ser uma boa modalidade de investimento e ganho de dinheiro.

Como realizar investimento em Startups e ter a chance de ganhar muito dinheiro com algo inovador?
Como realizar investimento em Startups e ter a chance de ganhar muito dinheiro com algo inovador?

Como ganhar dinheiro com investimento em Startups

Primeiro, é preciso entender o que é uma startup.

Em resumo, numa definição bem popular, são empresas jovens  que buscam a inovação em qualquer área ou ramo de atividade, procurando desenvolver um modelo de negócio escalável e que seja repetível.

Mas o que é um modelo de negócios escalável?

Um modelo escalável e repetível significa que, com o mesmo modelo econômico, a empresa vai atingir um grande número de clientes e gerar lucros em pouco tempo, sem haver um aumento significativo dos custos.

Para ficar mais claro, imagine um aplicativo de celular que ajuda as pessoas a arrumarem um emprego e que elas paguem um valor sempre que conseguirem arrumar uma entrevista.

No começo, o aplicativo é pouco conhecido, com poucos usuários, mas com o passar do tempo e ele se mostra eficiente e passa de uma base de centenas de usuários para milhões, ou seja, aquele valor pago por algumas pessoas agora é multiplicado por milhões.

O modelo de negócios, portanto, cresceu, a receita foi multiplicada pela quantidade de usuários, a estrutura de funcionamento do negócio não precisou mudar e o aumento dos custos de operação foram pequenos.

Essa é que é a  grande oportunidade de se investir numa startup

Mas como é possível investir numa startup?

Há duas maneiras de se tornar um investidor em uma startup:

  • sendo um investidor-anjo,
  • ou investir através de uma plataforma de equity crowdfunding.

Investidores-anjo são basicamente pessoas físicas que aplicam o próprio patrimônio, de 5% a 10%, em empresas com alto potencial.

Já o equity crowdfunding é um mecanismo que disponibiliza oportunidades de investimento em startups e empresas em crescimento.

Essas plataformas possibilitam que um conjunto de investidores financie empresas em troca de uma participação nelas.

Nestas plataformas é possível investir a partir de R$1 mil, o que torna a operação acessível.

Uma destas plataformas de investimento é a EqSeed, www.eqseed.com, que inclusive é autorizada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Leia ainda:FGTS investido no Tesouro Direto rende quanto? 

Veja os principais motivos para investir em startup

Há 4 boas razões que despertam o interesse em quem quer começar a investir em startups:

  • As crises não impedem o surgimento de uma boa ideia. Inclusive muitos negócios costumam surgir em meio a tempos difíceis.
  • O investimento feito em uma startup é direcionado para contratação de pessoas que trabalharão para o crescimento do negócio.
  • Apesar do risco, a possibilidade de grandes retornos sobre o investimento é muito interessante.
  • Startups geram emprego, oportunidades e inovações para toda a sociedade.

Alguns exemplos de startups de sucesso:

  • Paypal
  • Conta Azul
  • Airbnb

O que levar em consideração antes de começar a investir

Uma boa estratégia para minimizar os riscos pode ser apostar em startups variadas, de diferentes setores, em vez de aplicar todos os recursos em uma só.

Sempre que possível, é interessante investir em conjunto.

Aproximar-se de investidores mais experientes aumenta o nível do conhecimento e reduz riscos.

Outro ponto  interessante de ser observado, ao avaliar uma startup, é se o conhecimento tecnológico que ela apresenta será um diferencial no futuro.

Isso pode evitar o investimento em uma empresa que será brevemente soterrada com o avanço da tecnologia.

Além disso, observar o tamanho e a relevância da atividade para o mercado também pode ser um diferencial na hora de escolher onde investir.

Outro fator importante e pouco observado, é o perfil dos empreendedores.

É preciso avaliar o comprometimento e a capacidade técnica  deles para tocar o empreendimento, já que este é um dos fatores mais importantes que podem determinar o sucesso ou o fracasso da startup.

Leia ainda: saiba quanto renderia 10 mil reais investidos no Nubank e na Poupança; confira

Ajude a fazer o Diário Prime News! Tem dúvidas, críticas ou sugestões de pauta? Fale conosco! Mande email para contato@dpnews.com.br  


Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!