Banco Central determinou o fechamento do Banco Neon? Entenda

0
177
banco-neon-banco-central

30 de dezembro – O Banco Central divulgou recentemente uma nota determinando o encerramento das atividades do Banco Neon. Com efeito, as autoridades afirmaram que o Banco Neon teria cometido “graves violações às normas legais e regulamentares”. Confira para entender melhor e não fazer confusão.

Saiba mais:Empréstimo para MEI: Neon adquire startup e foca na ajuda para pequenas empresas.

O que aconteceu com o Banco Neon?

banco-neon-vale-a-pena.
Banco Central determinou o fechamento do Banco Neon? Entenda

Portanto o Banco Central emitiu recentemente uma nota determinando o encerramento das atividades do Banco Neon. A iniciativa despertou a atenção de todos, e a preocupação, obviamente, dos clientes da instituição.

Saiba mais:Nubank e Neon: entenda as diferenças entre Cartão de Crédito físico e virtual agora mesmo.

Segundo trecho da nota oficial emitida pelo Banco Central:

“o Banco Central está adotando todas as medidas cabíveis para apurar as responsabilidades, em observância às suas competências legais de supervisão do sistema financeiro. Nos termos da lei, ficam indisponíveis os bens dos controladores e dos ex-administradores da instituição”.

A rigor o BC determinou o fechamento do banco em questão no ano passado, ou seja, em maio de 2018, por gestão irregular. Entretanto, esse encerramento foi totalmente concretizado em dezembro deste ano de 2019.

Mas as pessoas afetadas foram as que possuíam os CDBs do Neon. Contudo, o FGC (Fundo Garantidor de Créditos) foi devidamente acionado e devolveu o dinheiro dos correntistas.

Banco Neon x Neon Pagamentos

É muito importante e necessário fazer uma distinção: o Banco Neon e a fintech Neon Pagamentos NÃO se tratam da mesma empresa. De fato o que as levou a terem o mesmo nome foi uma parceria iniciada em 2016.

Agindo de acordo com as leis brasileiras, uma empresa de pagamentos chamada Controlly se juntou ao Banco Pottencial naquele ano. Em seguida, as duas passaram a se identificarem pelo mesmo nome Neon.

A distinção entre as empresas homônimas e o fim da parceria

Além disso, a Neon Pagamentos confirmou para o site Konta Azul que finalizou a parceria com o Banco Neon já em maio de 2018.

Saiba mais:Parceria Neon e Amazon dá R$ 70 em cashback no Cartão de Crédito para Dia das Mães, confira essa novidade.

Eis o posicionamento oficial da Neon Pagamentos:

A fintech Neon Pagamentos não tem nenhuma relação com o Banco Neon S.A. (antigo Banco Pottencial), que teve o cancelamento da autorização para funcionamento confirmado nesta terça-feira (10), pelo Banco Central.”.

Desse modo, quem for cliente da Neon Pagamentos pode ficar tranquilo, pois não será afetado pelo ocorrido com a antiga instituição homônima.

A Neon Pagamentos continua com as suas atividades operando e disputando mercado com as demais empresas concorrentes.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here