Mais Lidas

Todo mundo comentando

Favela Fest: Governador João Dória Lança Programa para Reduzir Pancadões

Hoje (13) o Governador João Dória lançou um programa, o Favela Fest, que pretende levar cultura às favelas paulistas. A ideia é propiciar às pessoas das favelas outros tipos de atrações além dos tradicionais pancadões. O lançamento se deu poucos dias depois da tragédia em Paraisópolis. Entretanto, o Governo nega que haja relação de uma coisa com a outra. De acordo com o governador esse projeto vem sendo pensado há quatro meses.

O Governo de João Dória vem sofrendo sucessivos ataques da sociedade depois das mortes em Paraisópolis. Isso se deve à sensação das pessoas de que a ação da polícia foi desastrosa. Foi um caso tão grave que mereceu até mesmo a análise do Ministro da Justiça e Segurança Pública. Sérgio Moro criticou a ação da PM Paulista e disse que não houve legítima defesa naquela ocasião. O Favela Fest tem como missão amenizar esses problemas.

Leia aqui: Bolsonaro comemora rendição da imprensa.

João Dória e a Necessidade de Controlar os Pancadões

Ainda Prefeito de São Paulo, Dória já manifestava preocupação com as festas típicas das favelas. Sempre muito cauteloso, ele dizia que era preciso respeitar a cultura das pessoas. Entretanto, preocupava o fato de o Poder Público estar ausente de tais manifestações. E isso, inclusive, é uma preocupação de qualquer governante.

Contudo, não se pode simplesmente criminalizar os pancadões e aumentar as ações de fiscalização sobre eles. Há a necessidade de se estudar esse fenômeno e se criar maneiras de ajudar as pessoas a terem acesso a ele com segurança. O Favela Fest é uma iniciativa que pode atingir essas metas se conduzido de maneira adequada.

Reprodução de imagem do Facebook de João Dória/ Favela Fest
Reprodução de imagem do Facebook de João Dória/ Favela Fest

Você também pode gostar: Sou militante mesmo – diz Presidente da OAB em resposta a Sérgio Moro.

O Programa Favela Fest

Favela Fest é o nome do programa criado pelo Governo de João Dória. E este tem por intuito proporcionar à população o que dissemos: mais segurança e diversidade no acesso à cultura na favela. Se isso de fato for colocado em prática, será um ponto positivo para o Governo. Que as pessoas de fato passem a ter mais acesso à atividades culturais.

Para atingir seus fins, o Favela Fest prevê que o Poder Público adentre as favelas levando atrações para as pessoas. Assim, o governo deverá levar peças teatrais, musicais, concursos, etc. Ou seja, as pessoas serão atendidas pelo governo durante esse período. O prazo previsto para o acontecimento é entre março e maio de 2020.

Respeito às comunidades e aos pancadões é o que mais se precisa nesse momento. Que o Governo João Dória tenha a sensibilidade de atender essas pessoas como elas merecem. As nove mortes de Paraisópolis não podem ficar em vão. Que a justiça social seja feita para que isso não volte mais a acontecer.

Confira: MP do COAF não é votada e pode caducar.

Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!