Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

- Publicidade -

Emagrecimento Saudável: Ortorexia – a obsessão por dieta saudável


0

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Um novo estudo realizado pela Universidade York no Canadá, destaca os riscos deste problema para a saúde e como pode afetar a qualidade de vida, vamos entender quais indivíduos estão mais sujeitos a desenvolver a Ortorexia e a que ponto pode atrapalhar o emagrecimento saudável.

O que é Ortorexia?

A Ortorexia é considerada um transtorno alimentar, o indivíduo fica fissurado em comer apenas alimentos saudáveis, com isso pode aumentar o risco de deficiências nutricionais, abalar a qualidade de vida e a saúde mental.

Para essas pessoas, conseguir manter uma dieta que considera correta, o ortoréxico tem uma obsessão por regras alimentares, qualquer item considerado “impuro”, ou seja, tudo que contém açúcar, corantes, gorduras, conservantes, excesso de sal, é excluído da alimentação, em alguns casos até a forma de preparo dos alimentos e os utensílios utilizados fazem parte do transtorno.

Para quem é focado no emagrecimento saudável, ou seja, está muito acima do peso e tem dificuldade para emagrecer isso se torna muito mais acentuado, o  distúrbio de manisfesta mais severamente nestes indivíduos.

O que os estudos dizem?

O estudo da Universidade York, destacou que a maioria das pessoas que desenvolvem a Ortorexia, é um sinal de que estão lutando para gerenciar sua saúde mental e em geral os indivíduos que tem em seu histórico de vida algum tipo de transtorno com a comida, como anorexia, bulimia, baixa auto estima, tem mais chances de desenvolver a Ortorexia.

O transtorno foi descoberto apenas em 1997, então o problema é considerado novo pela ciência, não se tem muitos estudos, o que se sabe é que afeta sim a saúde das pessoas que a desenvolvem.

Fazer uma reeducação alimentar é essencial para mantermos nossa saúde em dia e também nos beneficiar no emagrecimento saudável, porém, tudo que é em excesso faz mal, retirar de nossa alimentação ingredientes que prejudicam nossa saúde é importantíssimo, mas temos que ter controle sobre isso também, para não acabar prejudicando ao invés de ajudar.

Como identificar a Ortorexia

– Você passa a maior parte do seu tempo pensando, escolhendo e preparando uma alimentação saudável, a ponto desse comportamento interferir nos seus relacionamentos, trabalho e estudos.

– Quando você come qualquer alimento que considera não saudável, sente-se ansioso, culpado, impuro ou contaminado. Às vezes, apenas o fato de estar perto de tais alimentos te perturba.

– Seu senso pessoal de paz, felicidade, alegria, segurança e auto-estima é excessivamente dependente do que come.

– Você gostaria de eventualmente relaxar suas regras de boa alimentação para uma ocasião especial, como um casamento ou um passeio com os amigos, mas acha que não pode.

– Com o tempo, eliminou cada vez mais alimentos e expandiu sua lista de restrições alimentares, na tentativa de melhorar os benefícios para a saúde.

– Seguir essa visão de alimentação saudável fez com que perdesse muito peso ou te causou outros sinais de desnutrição, como perda de cabelo, problemas de pele ou interrupção da menstruação.

 

 


Últimas Publicações
Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!



Comentários
Loading...