/Pegando Fogo

O Mercado bitcoin é alvo de hackers já a algum tempo, mas isso aumentou mediante o aumento de empresas que usam o bitcoin como forma de rentabilizar, afinal a moeda é segura. A questão não é a Tecnologia Bitcoin, que é segura, mas como e aonde as pessoas armazenam suas criptomoedas no mercado bitcoin, aliás já ocorreram vários casos de invasão desde a criação do Bitcoin.

Os exemplos de ataques mais recentes são do Porto de Fortaleza, Prefeitura de Barrinha, Câmera Municipal de Palmas, uma Loja de Bebês em Campo Grande, um Escritório de Contabilidade em Boa vista, bem como um hospital em Pirajuí.

Mercado Bitcoin: De empresas a Prefeituras Hackers Invadem Computadores e Pedem resgate em Bitcoin - Dinheiro Digital
Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Mercado Bitcoin: De empresas a Prefeituras Hackers Invadem Computadores e Pedem resgate em Bitcoin


Veja também: Mercado BTC: a Exchange Mercado Bitcoin a maior do País, recebe condenação da justiça

mercado bitcoin
Vírus Ransoware permitam invasão de computadores e afeta o mercado bitcoin. (Imagem: Pixabay)

O Mercado Bitcoin e o ransomware

O ransonware é um tipo de código malicioso usado pelos ciber criminosos e ele torna inacessíveis as informações alocadas no equipamento, assim os hackers pedem resgate para liberar o acesso, em muitos casos em Bitcoin.

O ransonware aumenta e atinge vários países, não só o Brasil, e aproveita qualquer vulnerabilidade, certamente são grupos especializados e sabe-se que eles aparecem como “Empresas de Tecnologia” investidoras em desenvolvimento.

Autoridades do mundo inteiro estão alertas com este tipo de ataque, conforme foram aumentando, mas isso ainda é pouco, mesmo porque os criminosos são inteligentes e sempre mudam o modus operandi.

Falta de Preparo das Empresas Públicas e Privadas

- Advertisement -

É fato que as empresas brasileiras, públicas e privadas, não estão preparadas para este tipo de ataque. Segundo o especialista em ciber segurança e CEO da Access Security lab, as empresas só se preocupam com a segurança depois que já foram atacadas.

Isso não é de hoje, falta preparo das pessoas e principalmente treinamentos nas empresas que alertem os funcionários sobre os riscos, assim evita-se que eles acessem sites inseguros, que nem sempre são barrados pelo Firewall da empresa.

Como o Mercado Bitcoin pode prevenir-se deste tipo de ameaça?

Sejam usuários finais ou empresas, grandes ou pequenas, existem algumas ações que devem ser tomadas para evitar ataques, conforme segue abaixo:

  • Manter os sistemas atualizados
  • Fuja da vulnerabilidade, esta regra é para muitas empresas de grande porte que “fogem” de algumas atualizações
  • Faça backup, pelo menos das informações/registros mais importantes
  • “Nunca” deixe o backup na própria máquina ou servidor, use Hds externos, pen drives ou outro tipo de armazenamento offline
  • Use uma lista de “Ips confiáveis”, isso evita que sejam feitos acessos por pessoas desconhecidas

Comentários Finais

Além dos pontos indicados para aumentar a segurança as empresas precisam ter mais conhecimento sobre o mundo hacker, muitas ainda estão no tempo em que os vírus eram passados via disquete.

Sempre que possível participe de palestras sobre o assunto, algumas empresas possuem eventos com hackers que ajudam a identificar falhas no sistema.

E não esqueça que o Mercado Bitcoin também é vítima de pessoas má intencionadas.


Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!


Postagens recentes

1 De 174