Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Mercado BTC: BlockChain e Criptomoedas, uma relação única e poderosa

BlockChain, Criptomoedas e a sua proximidade com o nosso dia-a-dia.


Apesar de o Blockchain e as Criptomoedas serem coisas diferentes, as duas andam lado a lado. Mesmo o Blockchain tendo sido desenvolvido exclusivamente para as criptomoedas, muitas pessoas o estudam para outras diversas aplicações. Mas, o que de fato é a tecnologia BlockChain e porque ela é tão estudada e absorvida nos dias atuais?

É exatamente estas perguntas que iremos responder hoje, desvendando o mundo por trás do Blockchain.

mercado btc
(imagem: Pixabay)

A importância do Blockchain para as criptomoedas

Quando falamos em Blockchain, muito provavelmente a primeira coisa que vem em sua mente seja o Bitcoin. Isso é perfeitamente aceitável, afinal um foi criado para o outro.

O Bitcoin surgiu em 2008, em meio a uma crise global e uma bolha imobiliária. Desta forma o Bitcoin surge com a proposta de segurança em transações feitas direto pela internet, com negociações conhecidas como peer-to-peer.

No entanto, quando falamos em ambientes digitais os dados ficam vulneráveis e sujeitos a:

  • Ser copiados
  • Alterados
  • Trocados

Para evitar estes tipos de problemas entre as negociações é que nasce o Blockchain. Desta forma, se torna impossível alguém dizer que depositou 10 BTC, mas na verdade colocou apenas 0,01 BTC ou evitar que uma pessoa gaste 1 BTC duas vezes, por exemplo.

- Advertisement -

Em outras palavras, o Blockchain é uma rede de blocos encadeados que carregam um conteúdo junto a uma impressão digital.

Sendo assim, no caso dos bitcoin o conteúdo é uma transação financeira.

Variedades de Blockchain

As Blockchain mudam de acordo com a criptomoeda que está utilizando, ou seja, cada moeda pode ter a sua própria blockchain individual ou compartilhar a mesma.

O Bitcoin e o Litecoin utilizam o mesmo formato binário para a blockchain, mas se diferenciam na criptografia e na abordagem consensual, por exemplo.

O Zcash no entanto, é uma criptomoeda baseada numa versão anterior do Bitcoin, tendo feito mudanças drásticas para suportar anonimato e privacidade.

Blockchains permissionadas, como Hyperledger, Chain, R3 Corda e BigchainDB utilizam um banco de dados NoSQL subjacente para armazenar os dados da blockchain.

Assim, Blockchains privadas ou permissionadas autorizam pessoas específicas na rede a autenticar transações blockchain por meio de uma camada de acesso.

Deste modo, blockchains privadas não requerem um processo consensual, elas são menos disruptivas porque dependem mais de uma autoridade interna.

Por estas razões, o Blockchain é tão estudado para ser aplicado em diversas áreas da nossa vida. Inclusive hoje já temos vários setores que utilizam a tecnologia em busca de agilidade e segurança.


Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!