
Os custos para descobrir uma Pirâmide Financeira
De acordo com a nota, o custo para manter o site ativo vinha inteiramente do administrador ‘Vik’. Ele que mantinha o site ativo através do seu trabalho de mineração de Bitcoin.
No entanto com a queda do preço das criptomoedas, que ele mesmo chamou de ‘mergulho prolongado para 3k’. As receitas obtidas através da mineração não conseguiram acompanhar as despesas com eletricidade, licenças e assinaturas. Desta forma desde a madrugada do dia 16 deste mês que o site se encontra parado.
“Infelizmente iremos descontinuar as nossas atualizações do trabalho investigativo e da Badlist a partir da meia-noite de 16 de agosto de 2019”, diz a nota.
De que forma a empresa ajudava
Apesar do site não mais está caçando os faraós nem a Pirâmide Financeira, mas sua badlist (a lista negra das empresas) continuará online. O site está buscando uma maneira de capturar recursos e retomar as atividades com força total.
Algumas empresas famosas entraram para a badlist do site, como por exemplo:
- Advertisement -
- Unick Forex
- Bitconnect
- Kriptacoin
- MinerWorld
A empresa declarou em sua nota:
“Salvamos dezenas de milhares de novatos de perderem seus bitcoins, e também ajudamos muitos operadores legítimos a se estabelecerem”
De forma semelhante, a empresa tinha a safelist. Essa de forma contrária a outra enumera as empresas seguras para se investir. É um exemplo de empresa nesta lista a Localbitcoins, que une vendedor e comprador por meio de um aplicativo.
O sentimento da empresa
A empresa encerra as atividades com o sentimento de que fez o melhor possível para a conscientização da população em relação a criptomoeda e a Pirâmide Financeira. Mas que tinha a ciência de que esquemas fraudulentos não deixariam de existir e até se multiplicaria sem controle.
A empresa declarou:
“As pessoas agora entendem melhor o bitcoin e por isso esperamos que os iniciantes não caiam nessas fraudes, embora saibamos que elas vão se multiplicar sem controle”.
Pedido de ajuda
Por fim, o site solicita que aqueles que puderem e tiverem interesse na continuação do trabalho realizado pelo site, que façam uma contribuição ainda que pequena. Além disso, o site também está buscando parcerias para patrocinar o trabalho de investigação.
Veja também: Pirâmide Financeira: Fui vítima de uma Pirâmide Financeira, como devo proceder?