Veja mais: Bitcoin hoje: por que até as celebridades apoiam o Bitcoin?

A afirmação de Schiff
Schiff, executivo-chefe da Euro Pacific Capital, afirmou que no momento em que tentou acessar usava a senha correta, mas teve acesso negado. Se isso fosse verdade, com certeza seria uma reviravolta no mercado bitcoin e de criptomoedas. Afinal, o que esperar dos ativos no curto e longo prazo se de uma hora para outra pode se perder ou não conseguir acessá-los.
“Acabei de perder todo o bitcoin que tinha em carteira. Minha carteira foi corrompida e minha senha está inválida”, publicou Schiff em seu Twitter. Local que ele usa para fazer postagens periódicas debochando das criptomoedas.
- Advertisement -
Diante desse episódio, especialistas do mercado criptográfico foram ágeis e rejeitaram a afirmação do executivo-chefe, alegando que é impossível que uma carteira se corrompa.
Especialistas em mercado bitcoin alegam que afirmação de Schiff é ridícula
Mati Greenspan, fundador da Quantum Economics, disse “é uma afirmação completamente ridícula. Peter deve ter esquecido a senha e se distraiu não salvando o backup.”
Outros especialistas também comentaram sobre o episódio argumentando que a frase inicial da carteira funcionaria como um dispositivo de segurança, capaz de recuperar a conta:
“Não tem como corromper uma carteira de bitcoin, visto que se o investidor tiver em posse da frase inicial, sempre poderá importar os ativos para outra carteira”, disse John Johnston, diretor administrativo da Capital. E acrescentou:
“Um banco de dados pode ser corrompido. Mas a tecnologia do bitcoin e outras blockchains são baseadas em chaves privadas, que possibilitam importar ou gerar endereços em carteira. A carteira por si só é apenas uma representação visual dos tokens que foram importados das chaves”.
Diante das oposições, Schiff se defendeu: “se eu tivesse esquecido a senha, estaria tudo bem, pois uma hora eu iria me lembraria. Mas como eu não a esqueci, não há como adivinhar outra para desbloquear minha carteira.”
Veja também:Mercado bitcoin: o acontecimento que pode definir a alta da Criptomoeda em 2020