/Pegando Fogo

O Blockchain está modificando o nosso modo de viver e o nosso modo de produzir. Assim, umas das áreas em que o Brasil é conhecido mundialmente é a agricultura. Desta forma, não é difícil pensar que este seja uma área no nosso país que esteja em constante evolução. As agritechs estão mudando a forma com que os agricultores produzem e tudo está sendo proporcionado graças a tecnologia conhecida como Blockchain. Esta, é a responsável pela 4° revolução industrial!

Veja também: Blockchain: empresa em São Paulo utiliza a Tecnologia para Reciclagem

Tecnologia BlockChain aliada a Agricultura - Dinheiro Digital
Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Tecnologia BlockChain aliada a Agricultura

BlockChain aliada a agricultura proporciona redução de perdas.


blockchain
Blockchain a agricultura e tecnologia / Diário Prime.

Blockchain e as agritechs

O Blockchain tem sido um grande aliado da indústria agropecuária. Desta forma a 4 revolução industrial tem utilizado as tecnologias disruptivas desde para rastrear animais à drones para mapear e semear as terras.

Com isso, os agricultores conseguem aumentar a sua produtividade e os consumidores conseguem obter alimentos mais frescos.

Se formos olhar como é o processo da indústria sem as tecnologias Blockchain, vamos ver um panorama de muitas perdas, chegando a um valor mundial de US $94 bilhões.

Esse valor exorbitante está associado a diversos fatores diferentes, como por exemplo:

  • Perdas no plantio
  • Perdas na colheita
  • No transporte
  • Estocagem
  • Nas casas

- Advertisement -

As novas tecnologias e em especial o Blockchain, vem para solucionar ou minimizar estas perdas.

Então, a indústria 4.0 está utilizando os Big Data e aliado a estes sistemas de dados o Blockchain, que fará a conexão entre dados que antes estavam separados e em muitos casos perdidos.

Um exemplo clássico da utilidade do Blockchain para a indústria e para os consumidores é que se a tecnologia Blockchain fosse já adotada amplamente, casos como o do escândalo da carne fraca nunca aconteceria.

Afinal de contas o tracking do processamento da carne fica registrado e pode ser registrado de forma prática, rápida, segura e confiável.

Vantagem prática do 4.0

A aplicação do rastreio de dados dentro de uma tecnologia Blockchain pode fornecer um fluxo constante de dados dos produtos, conforme vão se movendo. Assim, o consumidor final sabe exatamente todos os processos que aquele produto passou até chegar nas mãos dele.

Com isso, a agricultura ganha mais confiabilidade e o consumidor sabe exatamente o que está comprando.

No lado do agricultor as vantagens da agritech é que com o Blockchain ele vai conseguir saber exatamente como está a taxa de nutrientes e a quantidade de crescimento da plantação. Vai conseguir de forma idêntica saber qual a melhor data e variedade para se plantar. Saber sobre clima, solos, pragas…

Desta forma os agricultores poderão tomar medidas preventivas evitando os gastos e desperdícios.

Muitos são os benefícios desta tecnologia para nós e muito da nossa forma de viver está mudando. Você está pronto para o que está por vir?


Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!


Postagens recentes

1 De 174