Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

BlockChain: Força aérea dos EUA, adota a tecnologia para proteger dados

Proteção de dados e agilidade na informação, um dos pilares do projeto.


O BlockChain é um sistema de segurança muito conhecido por quem investe em moedas digitais. Entretanto este sistema tem outras aplicações que talvez você não tenha ainda ouvido falar.

Um exemplo disso é que a Força Aérea norte americana começou a utilizar o sistema BlockChain para proteger os seus dados. Para isso conta com a ajuda de duas startups a Simba Chain e a Constellation.

blockchain
Tecnologia BlockChain sendo utilizada nas Forças Aéreas Americanas / Diário Prime.

A Força Aérea e o BlockChain

Dois relatórios de Startups mostraram o interesse das Forças Armadas pela tecnologia BlockChain.

Segundo estes relatórios a Força Aérea norte americana fechou contrato com duas empresas do segmento, a Simba Chain e a Constellation.

Desta forma a empresa Simba Chain que é especialista em contratos inteligentes, recebeu a tarefa de criar uma protótipo de uma abordagem blockchain para o registro e rastreamento de componentes de fabricação aditiva. Ou seja, ela vai realizar o que é conhecido como impressão 3D.

Por outro lado, a Constellation, que é uma empresa especializada em BlockChain, tem a missão de ajudar a desbloquear com segurança dados e fontes de dados tradicionalmente isolados e não acessíveis. Que é comumente chamado de Comando e Controle de Vários Domínios (MDC2) na Força Aérea dos EUA.

Em outras palavras a função da Constellation é facilitar as frotas presente hoje na Força Aérea, como por exemplo:

- Advertisement -

  • Drones
  • Aviões
  • Satélites

A Cibersegurança é uma preocupação geral

Como já é de se esperar, um governo como dos EUA tem diversos contratos e com isso, diversas preocupações com a segurança destes dados.

Assim, não só a Força Aérea, mas todas as Forças Armadas norte americanas estão se preocupando com a segurança dos dados que estão sendo transmitidos através da rede.

Atualmente, desde de dados para direcionamento de foguetes até uma pinça é feito através da rede. Aumentar a segurança e a agilidade com que essas informações são passadas é algo crucial para as Forças Armadas norte americanas.

Com isso, o Departamento de Defesa dos EUA vem estudando cada vez mais a tecnologia BlockChain, visando neste aumento de segurança.

O Departamento de defesa chegou a anunciar a intenção de um Escudo de Segurança Cibernética em Cadeia de Blocos, com o intuito de:

“Facilitar a comunicação entre as unidades e a sede e transmitir informações entre oficiais de inteligência e o Pentágono. A DARPA também tem tentado desenvolver um código inalcançável – que o blockchain poderia facilitar – porque a tecnologia oferece inteligência aos hackers que tentam invadir bancos de dados seguros. ”

Contudo é muito provável que as criações da Simba Chain sejam mais utilizadas nos escritórios que em campos de batalha. Mas, no momento só nos resta esperar para ver o que acontecerá nos próximos meses ou anos.


Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!