Neste sábado (04), Ryan “Riot Cactopus” Rigney, chefe de comunicações de League of Legends, usou o Twitter para contar as estratégias que a Riot Games adotou para divulgar novos jogos. Em uma longa thread, ele revelou todos os segredos da bem-sucedida campanha de lançamentos.
Ele inicia o texto chamado “Cinco maneiras de anunciar jogos controversos/arriscados” falando sobre um certo medo/preocupação que a Riot tinha, em 2019, com os planos de anunciar vários jogos para celular e um jogo de cartas. No entanto, todos os anúncios da empresa de League of Legends correram muito bem.

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Estratégias para anunciar o auto chess de League of Legends e outros jogos
A primeira estratégia exposta por Ryan Rigney diz respeito ao lançamento de Teamfight Tactics, o auto chess de LoL. A principal questão era que o jogo é inspirado no mod Dota Auto Chess, e eles temiam que o público fosse tratá-lo somente como uma cópia.
Para superar isso, o plano foi admitir a inspiração. No anúncio, eles inclusive falaram que jogavam bastante Auto Chess no escritório. Por agirem com honestidade, os jogadores não viram a semelhança entre os jogos de maneira negativa.
A segunda estratégia foi abraçar os memes e falar a língua dos players. Eles citam os problemas que a Blizzard teve ao lançar Diablo Immortal para celular, e que decidiram brincar com o meme que foi gerado dessa controvérsia, para mostrar que entendiam como os jogadores se sentiam.
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A terceira estratégia diz respeito a League of Legends: Wild Rift, a versão de LoL para celular e consoles. O grande diferencial neste caso foi mostrar amor pelo produto. Os desenvolvedores do jogo fizeram várias animações divertidas que não tem nenhuma funcionalidade real, mas que evidenciam o cuidado que tiveram.
A quarta estratégia foi surpreender o público. Ele dá o exemplo de Legends of Runeterra, um jogo de cartas que foi anunciado de surpresa junto com outros jogos no final de um vídeo comemorativo.
A última estratégia que ele compartilha é mostrar aos jogadores que os desenvolvedores pertencem a comunidade. Para isso, ele cita o vídeo em que a equipe de Runeterra compartilha fotos deles na infância jogando card games, o que os humaniza e demonstra que eles são como os jogadores.
Encerrando a thread, Ryan Rigney ainda aproveita para elogiar a equipe de Path of Exile, que anunciou em novembro a versão para celular do jogo e teve o vídeo aclamado pelo público
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