Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Cartola: tire suas dúvidas sobre os critérios de pontuação do jogo

Mesmo com scouts bem definidos, situações específicas podem complicar a soma de pontos no fim da rodada

Mesmo que você já esteja craque no Cartola, pode ser que no fim de uma rodada ainda fique na dúvida sobre a pontuação de um determinado jogador. Por que aquela roubada de bola não contou? E se o goleiro for expulso e outro jogador for improvisado na posição, como fica a contagem?

É por isso que o Diário Prime preparou um apanhado com os principais critérios de avaliação usados no fantasy game, exemplificando com situações específicas do campeonato e de escalação. Vamos lá?

Primeiramente, vamos relembrar das jogadas pelas quais os atletas podem ganhar (+) ou perder (-) pontos no Brasileirão.

Siga o Diário Prime no Google News. Receba de graça os melhores conteúdos, Loterias, Futebol ao Vivo, Finanças, em primeira mão.

Avaliação dos jogadores

Pontuadores (scouts) defensivos

  • Roubada de bola (RB): +1.5 pontos
  • Falta cometida (FC): -0.5
  • Cartão amarelo (CA): -2.0
  • Cartão vermelho (CV): -5.0
  • Gol contra (GC): -5.0
– Somente para goleiro, zagueiro e lateral:
  • Jogo sem sofrer gol (SG): +5.0
– Somente para goleiro:
  • Defesa de pênalti (DP): +7.0
  • Defesa difícil (DD): + 3.0
  • Gol sofrido (GS): -2.0

Scouts ofensivos

  • Gol (G): +8.0
  • Assistência (A): +5.0
  • Finalização na trave (FT): +3.0
  • Finalização defendida (FD): +1.2
  • Finalização para fora (FF): +0.8
  • Falta sofrida (FS): +0.5
  • Passe errado (PS): -0.3
  • Impedimento (I): -0.5
  • Pênalti perdido (PP): -4.0

Técnico

Todas as situações acima são computadas para definir os pontos de cada jogador ao final da partida. No entanto, o treinador é exceção. No caso dos técnicos, a pontuação é a soma dos pontos de todos os jogadores que pontuaram no jogo, dividida por 11.

Agora sim, podemos passar aos casos específicos, em que as dúvidas vêm à tona.

Principais dúvidas

O que acontece quando o jogador amarelado leva um cartão vermelho direto?

Se você tiver o azar de ter na escalação um jogador que acaba expulso com um cartão vermelho direto e já estava amarelado, prepare-se: ele vai perder 2.00 pontos pelo amarelo e 5.00 pelo vermelho. Por outro lado, no caso em que é expulso por dois amarelos, ele perderá somente os 5.00 da expulsão.

E se o jogador receber um cartão no banco?

Crédito da imagem: reprodução redes sociais / juiz aplicando cartão amarelo / Cartola
Crédito da imagem: reprodução redes sociais / juiz aplicando cartão amarelo / Cartola

Vale a mesma regra. Ou seja, mesmo se o jogador escalado por você acabar não entrando em campo, se ele xingar o juiz ou algo que o valha e acabar amarelado, vai perder os pontos correspondentes pelo cartão. Aí é dose, né?

Se o jogador está fora da partida, ele pode receber pontos pelo jogo sem sofrer gol?

Não, a pontuação só vale para o jogador que entrar em campo na rodada. Além disso, mesmo que o jogador saia antes do fim do jogo, é necessário que o time não tenha levado gols até o final para que a pontuação conte.

E se um jogador troca de posição no meio do jogo?

Ainda assim, ele pode ganhar os pontos por não levar gol na rodada, caso seja jogador de defesa. E o contrário também vale: um atacante improvisado pela lateral nunca ganhará essa pontuação no Cartola.

Entretanto, caso o goleiro seja expulso e um jogador de linha o substitua, ele pode ganhar pontos por defesa difícil ou defesa de pênalti. E é penalizado se levar gol.

Treinador perde pontos se for expulso?

Como citado antes, a pontuação do técnico é a média dos jogadores do time, e só. Ainda que o treinador seja suspenso, essa vai continuar ser a contagem do Cartola enquanto ele for o técnico do time, esteja ele no banco, na arquibancada ou assistindo pela TV.

E se uma partida for adiada?

Um caso parecido aconteceu recentemente, com a ameaça de anulação do jogo Botafogo 0 x 1 Palmeiras pelo Brasileirão. Ainda não se sabe se a partida valerá pelo campeonato, mas o Cartola manteve as pontuações. A organização do fantasy game, porém, diz que “cada caso é um caso”.

Ou seja, se o adiamento é combinado previamente, a partida deixa de valer, como aconteceu com Corinthians x Goiás da 7ª rodada do Campeonato Brasileiro. Entretanto, quando problemas há depois do início do jogo, a solução depende decisão da CBF. A preocupação do Cartola é com o tempo. Se a partida for retomada logo, é provável que seja mantida no game. Ademais, caso um jogo seja simplesmente interrompido, vale a pontuação conquistada até o apito final.

O que acontece se eu deixo de escalar meu time?

Calma, você não zera na rodada. A escalação da anterior é mantida automaticamente, mas você pode sair prejudicado já que alguns atletas podem não jogar.

E aí, restaram dúvidas? Então deixa sua pergunta nos comentários, que na segunda parte deste post o Diário Prime vai abordar outras situações bem específicas que podem ocorrer no Brasileirão e confundir os cartoleiros. E não esqueça de escalar sua equipe para a 8ª rodada do Cartola! O mercado fecha na tarde de sexta-feira (7).

Leia mais
Cartola: confira as maiores pontuações da 7ª rodada
Anulação de Botafogo x Palmeiras não muda pontuação no Cartola