Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Concurso público para quadro técnico de praças da armada da Marinha (CP – QTPA/2019)

A Marinha Brasileira abriu novo concurso público em 2019. Trata-se do processo para ingresso no Quadro Técnico de Praças da Armada, que disponibiliza 30 vagas. Os profissionais que ocuparem essas vagas, vão atuar no guarnecimento dos navios de superfície, submarinos e aeronaves da Marinha. De acordo com o edital, para a carreira das Praças do QTPA, a primeira graduação é a de Terceiro-Sargento e a última é a de Suboficial.

Assim, o edital do concurso público QTPA pede alguns pré-requisitos para os profissionais. Entre os principais, estão o de ser brasileiro nato ou naturalizado e do sexo masculino. Além disso, o candidato deve 18 anos completos e menos de 25 anos de idade até 1º de janeiro do ano do curso. Ainda, o candidato deve ter ensino técnico relativo à área técnica de interesse. Por fim, o concurso tem validade até 31 de maio de 2020.

Inscrições e vagas

Siga o Diário Prime no Google News. Receba de graça os melhores conteúdos, Loterias, Futebol ao Vivo, Finanças, em primeira mão.

De acordo com o edital do concurso público, as inscrições estarão abertas até 11 de julho de 2019. Deverão ser feitas via internet, no site da Marinha, e a taxa de inscrição é R$ 74,00. Há endereços especificados no edital de locais onde se pode fazer inscrição presencial. Com relação às vagas, são 14 para a área de Eletroeletrônica e 16 para a área de Mecânica. Para cada uma delas, 3 vagas são reservadas para autodeclarados negros. As especificações das atuações em cada uma das áreas está no edital.

Crédito da imagem: reprodução flickr / concurso público

Concurso público Marinha CP – QTPA/2019: vagas

De acordo com o edital, o concurso CP-QTPA/2019 será composto por várias etapas. Haverá, assim, prova escrita de conhecimentos profissionais para cada área, redação e mais algumas etapas complementares.  Serão elas a verificação de dados biográficos, além da inspeção de saúde. Com efeito, haverá ainda teste de aptidão física, verificação de documentos e avaliação psicológica.

Concurso público Marinha CP-QTPA/2019: curso de formação

De acordo com o edital do concurso público, os candidatos aprovados passarão, inicialmente, pela adaptação. Nessa etapa, será necessária a apresentação no Centro de Instrução Almirante Alexandrino-CIAA, no Rio de Janeiro. Passando por essa etapa, o aprovado inicia o Curso de Formação de Sargentos para o QTPA. Mais informações sobre o curso estarão no edital. Edital e inscrições aqui.