Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Concurso IME 2019/20 abre vagas para Quadro de Engenheiros Militares

O Instituto Militar de Engenharia – IME, ligado ao Exército Brasileiro, divulgou o edital nº 4/2019. Este edital é referente ao Concurso de Admissão ao Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Ativa do Quadro de Engenheiros Militares. Dessa maneira, o  concurso IME 2019/2020  irá preencher 10 vagas. Decerto, dentre as vagas haverá oportunidades que contemplam várias áreas. Assim sendo, há vagas para várias Engenharias. Entre elas, a de Computação, Elétrica, de Produção e de Fortificação e Construção (Engenharia Civil).

De acordo com o edital, a validade do concurso IME será somente para o ano de inscrição. Este concurso é voltado a formados em alguma das engenharias contempladas pelo edital. No caso, cursos de graduação delas, devidamente reconhecidos pelo MEC. Os candidatos também deverão cumprir outros requisitos necessários ao ingresso em carreira militar, conforme legislação, para concorrer. Todas as especificações constam no edital, que estará ao final deste post.

Concurso IME: inscrições

Siga o Diário Prime no Google News. Receba de graça os melhores conteúdos, Loterias, Futebol ao Vivo, Finanças, em primeira mão.

De acordo com o edital, as inscrições para o concurso IME começam em 01 de agosto de 2019. Com efeito, elas permanecerão abertas até o dia 22 de setembro do mesmo ano. Elas deverão ser feitas via internet, por meio do site do IME. Haverá, ainda, taxa de inscrição no valor de R$110,00. Contudo, haverá algumas situações nas quais o candidato poderá solicitar isenção da taxa. Por exemplo, se for dependente de ex-combatente falecido ou incapacitado.  Também pode solicitar isenção candidato cadastrado no CadÚnico. Pessoas de baixa renda ou doadores de medula óssea cadastrados também podem ser isentos da taxa.

Crédito da imagem: reprodução flickr /concurso IME

Provas

O concurso IME, ao todo, terá quatro etapas. Assim sendo, serão elas Exame Intelectual (EI), Inspeção de Saúde (IS), Exame de Aptidão Física (EAF) e Processo de Heteroidentificação. O EI possui caráter eliminatório e classificatório. Com efeito, ele será composto por uma prova de Conhecimentos Específicos na área de Engenharia, de acordo com a especialidade da vaga. Conforme o edital, ele será realizado na data provável de 30 de outubro. Terá, ainda, provas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa. Por sua vez, estas devem ser realizadas na em 31 de outubro de 2019. O edital para o concurso IME foi publicado no Diário Oficial da União, edição de 30/07/2019, na seção 3.