Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Há 35 anos, no chuvoso GP de Portugal, Ayrton Senna conquistava sua primeira vitória na Fórmula 1

No dia 21 de abril de 1985, no circuito de Estoril, conduzindo um Lotus-Renault 97T, Ayrton Senna vencia o Grande Prêmio de Portugal. Foi primeira das 41 vitórias do piloto brasileiro na Fórmula 1 e bem ao estilo Senna: debaixo de muita chuva.

De quebra, naquele final de semana também conquistou sua primeira pole na Fórmula 1, em uma temporada em ele que largaria da posição de honra mais sete vezes. Porém, só voltaria a vencer em setembro, no Grande Prêmio da Bélgica, e em piso seco.

Fórmula 1: Senna faz a pole, mas corrida quase fica comprometida

Siga o Diário Prime no Google News. Receba de graça os melhores conteúdos, Loterias, Futebol ao Vivo, Finanças, em primeira mão.

Leia Também: Há 27 anos, Senna fazia a melhor primeira volta da história da Fórmula 1

Era apenas sua segunda corrida pela equipe Lotus – que não vencia há três anos – e mesmo após um abandono na etapa de abertura no Brasil, as expectativas eram boas. E elas foram correspondidas no treino classificatório, onde Senna superou a McLaren de Alain Prost para cravar a primeira das suas 65 poles.

Mas a corrida do brasileiro quase que foi por água abaixo – e não por culpa da chuva – quando no treino de aquecimento seu motor Renault explodiu. Além de perder a unidade de potência, também se foi o câmbio e a suspensão traseira.

Senna desolado após quebra durante treino. Crédito: redes sociais
Senna desolado após quebra durante treino. Crédito: redes sociais

Ao mesmo tempo em que os mecânicos reparavam seu carro para a corrida, um verdadeiro aguaceiro começou a desabar sobre a pista lusitana. A vitória havia começado ali.

Fórmula 1: desempenho no molhado volta a assombrar a todos

A habilidade de Senna no piso molhado já havia sido apresentada ao mundo da Fórmula 1 no ano anterior. A bordo de uma limitada Toleman, o brasileiro deu show debaixo de um temporal nas estreitas ruas Mônaco. O desfecho daquela corrida todo mundo conhece: bandeira vermelha quando ele estava prestes a assumir a primeira posição.

Leia Também: Campeão Não Inclui Felipe Massa E Rubens Barrichello Da Lista Dos Melhores Contra Quem Correu

Senna acelera para vencer pela primeira vez na Fórmula 1. Crédito: Divulgação equipe Lotus
Senna acelera para vencer pela primeira vez na Fórmula 1. Crédito: Divulgação equipe Lotus

Com muita chuva o brasileiro não apenas se manteve em primeiro como também começou a abrir vantagem. Enquanto isso, seus principais concorrentes iam ficando pelo caminho.

Nem mesmo duas escapadas de pista tiraram a vitória do piloto da Lotus, que cruzou a linha de chegada com uma volta de vantagem sobre o terceiro colocado. Apenas Michele Alboreto terminou a corrida na mesma volta.

Leia Também: Morre Stirling Moss, considerado o maior piloto sem título da Fórmula 1