Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Fórmula 1: Renault ameaça processar Racing Point. Entenda o motivo

Se na pista a Fórmula 1 está parada por conta da pandemia do coronavírus, o mesmo não pode se dizer fora delas. E a disputa ao invés de ser nos autódromos pode ir parar em algum tribunal. Isso porque a equipe Renault ameaça entrar com uma ação na Justiça contra a Racing Point.

A discussão gera em torno do carro da Racing Point apresentado para esta temporada, que chegou a ser apelidado pelos rivais de “Mercedes Rosa”. O modelo, na opinião dos rivais, se assemelha muito com o que a escuderia alemã usou em 2019 e o regulamento da Fórmula 1 rege que cada equipe deve ter seu próprio projeto.

Fórmula 1: Racing Point reconhece inspiração

Siga o Diário Prime no Google News. Receba de graça os melhores conteúdos, Loterias, Futebol ao Vivo, Finanças, em primeira mão.

A estreita relação entre Mercedes e Racing Point é antiga e vem desde os tempos que a equipe se chamava Force Índia. Além de receberem os motores, o time, cujo um dos sócios é Lawrence Stroll, também recebe câmbios e suspensões dos alemães.

Leia também: Corrida Que Deu O Primeiro Título A Lewis Hamilton Será Reprisada Nesta Segunda-Feira

Equipes da Fórmula 1 apontam semelhança entre os carros. Crédito: Twitter da Racing Point
Equipes da Fórmula 1 apontam semelhança entre os carros. Crédito: Twitter da Racing Point

A Racing Point negou que seu projeto deste ano seja cópia dos carros prateados de 2019, mas admitiu haver inspiração no projeto vencedor. Desde a pré-temporada que as equipes rivais já vêm chamando a atenção para a excessiva semelhança entre os carros. O apelido “Mercedes Rosa” é por conta das cores do patrocinador máster da Racing Point.

Fórmula 1: diretor da Renault é irônico ao comentar o caso

Em entrevista ao Canal Plus, o chefe da Renault, Cyril Abiteboul, ironizou o time rival. Ele disse que é a primeira vez desde que entrou na Fórmula 1 que vê uma equipe se orgulhar de ter feito uma cópia.

Leia Também: Morre Stirling Moss, Considerado O Maior Piloto Sem Título Da Fórmula 1

Ele questionou com o ser possível, com base em informações públicas, fazer um projeto tão eficiente quanto esse da Racing Point. E será nesse fundamento que os franceses se basearão caso entre mesmo na Justiça contra o time rival.

Acho que é a primeira vez desde que entrei na Fórmula 1 que alguém se orgulha de copiar

Cyril Abiteboul, chefe da Renault

Antes de Abiteboul, Claire Williams, chefe da equipe que leva o nome de sua família, e que também recebe motores Mercedes, já havia ironizado a semelhança entre os carros.

Leia Também: Há 27 anos, Senna fazia a melhor primeira volta da história da Fórmula 1