Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Fórmula 1: primeira vitória de Raikkonen e pole histórica de Alonso serão reprisadas neste domingo. Saiba onde assistir

A pandemia do coronavírus adiou o início da temporada de 2020 do Mundial de Fórmula 1, que inda não tem data para começar. Enquanto os motores permanecem desligados, o SporTV, através de seu programa Túnel do Tempo, vem reprisando grandes prêmios históricos das últimas quatro décadas.

A corrida escolhida para ser reexibida, neste domingo (5), às 17 horas, no canal SporTV2, é o Grande Prêmio da Malásia, segunda etapa da temporada de 2003. A prova, disputada na pista de Sepang, marcou a primeira vitória de Kimi Raikkonen na Fórmula 1 e a primeira pole e o  primeiro pódio de Fernando Alonso.

O espanhol se tornaria naquele momento o piloto mais jovem a chegar entre os três primeiros em uma prova, além de um dia antes também ser o mais novo a conquistar a pole.

Siga o Diário Prime no Google News. Receba de graça os melhores conteúdos, Loterias, Futebol ao Vivo, Finanças, em primeira mão.

Fórmula 1: novo sistema de classificação e primeira pole de Alonso

Leia também: Duelo Schumacher X Alonso No GP De Imola De 2005 Voltará A Ser Reprisado Neste Domingo. Confira Onde Assistir

Michael Schumacher vinha de três títulos consecutivos e para tentar quebrar a hegemonia da Ferrari, além de embaralhar um pouco o grid de largada, foi colocado em prática um novo sistema de classificação.

Raikkonen venceu sua primeira prova na Fórmula 1 pilotando uma McLaren. Crédito: reprodução YouTube
Raikkonen venceu sua primeira prova na Fórmula 1 pilotando uma McLaren. Crédito: reprodução YouTube

Agora, apenas um carro por vez iria para a pista e a volta de classificação seria feita com a quantidade de combustível que o piloto largaria no dia seguinte. Ou seja, pouco combustível garantiria uma boa posição de largada, mas o piloto tinha que parar mais cedo para reabastecer. Já quem largasse com muita gasolina, apesar de não partir de uma posição tão boa, teria a vantagem de ficar mais tempo na pista.

Fernando Alonso, então piloto da Renault, escolheu a primeira opção. Com pouca gasolina, o espanhol cravou a pole e se tornou o mais jovem piloto, e também o primeiro espanhol, a largar da posição de honra da Fórmula 1. A marca anterior pertencia a Rubens Barrichello, que havia saído na frente no GP da Bélgica de 1994.

Fórmula 1: na estratégia Raikkonen vence sua primeira corrida

Raikkonen foi apenas o sétimo colocado no grid, mas se aproveitou de infortúnios de seus adversários para ir galgando posições. Logo na largada, Michael Schumacher e Jarno Trulli se enroscaram e foram para o final do pelotão. O finlandês então ultrapassou Nick Heidfeld e contou com a quebra do companheiro de equipe David Coulthard na volta de número três para assumir o terceiro lugar.

Leia também: Renault não descarta ir atrás de piloto da Ferrari

Como o esperado, Alonso foi o primeiro dos ponteiros a parar enquanto Kimi superou Barrichello, que vinha em um bom segundo lugar, no trabalho de boxes para assumir a liderança e não mais perder. O brasileiro ainda recuperou a segunda posição depois da nova parada do espanhol, que havia programado dois reabastecimentos.

Barrichello chegou em segundo em corrida que teve primeiro pódio de Alonso na Fórmula 1. Crédito: YouTube
Barrichello chegou em segundo em corrida que teve primeiro pódio de Alonso na Fórmula 1. Crédito: Youtube

Com os pneus da Michelin rendendo melhor que os da Bridgestone, Raikkonen cruzou a linha de chegada 39 segundos na frente de Barrichello. Ele ainda se tornou o terceiro piloto mais jovem a vencer na Fórmula 1 e, de quebra, assumiu a liderança do campeonato, que no entanto, viria a ser vencido novamente por Schumacher.

Falando no Alemão, pela primeira vez que ele ficava atrás de Rubens Barrichello na classificação de um campeonato desde quando eles passaram a ser companheiros de equipe.

Leia também: Há 19 Anos Montoya Dava Um Chega Pra Lá Em Schumacher, Mas Tinha Um Verstappen No Caminho