Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Fórmula 1: Há 19 anos Montoya dava um chega pra lá em Schumacher, mas tinha um Verstappen no caminho

No dia 1º de abril de 2001 acontecia mais uma edição do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1. A etapa foi a terceira do campeonato e teve vitória de David Coulthard, seguido de Michael Schumacher e do também alemão Nick Heidfeld. A também contou com uma barbeiragem de Rubens Barrichello, que acertou a traseira de Ralf Schumacher e abandonou logo no começo.

Não entanto, um dos grandes lances daquela temporada ocorreu poucos metros antes. O então novato Juan Pablo Montoya, fazendo apenas sua terceira corrida, mostrava a que veio dando um chega pra lá em Schumacher. Mas algumas voltas depois, o colombiano teria sua corrida jogada fora ao se enroscar com Jos Verstappem, pai do hoje piloto de Red Bull, Max. Outra curiosidade: aquele foi o GP número 666 da Fórmula 1.

Fórmula 1:  Barrichello acerta a traseira da Williams e abandona

Siga o Diário Prime no Google News. Receba de graça os melhores conteúdos, Loterias, Futebol ao Vivo, Finanças, em primeira mão.

Fórmula 1 Ganhará Uma Nova Equipe Em 2021

As coisas já começaram ruim para o Barrichello logo quando ele levava sua Ferrari para o grid de largada. O carro simplesmente parou na pista e a equipe teve poucos minutos para preparar o carro reserva e fazer com que o brasileiro alinhasse. Foram momentos tensos, mas os mecânicos fizeram um ótimo trabalho e conseguiram deixar o carro pronto.

Barrichello acertou a traseira de Ralf e abandona do GP Brasil de Fórmula 1. Crédito: reprodução Youtube
Barrichello acertou a traseira de Ralf e abandona do GP Brasil de Fórmula 1. Crédito: reprodução Youtube

Logo na largada, a McLaren de Mika Hakkinen não conseguiu sair do lugar e o carro de segurança foi acionado. Quando finalmente foi dada a bandeira verde, Barrichello perdeu o ponto de freada e acertou a Williams do irmão de seu companheiro de equipe. O brasileiro abandonou enquanto que o alemão ainda seguiu na prova por mais algumas voltas. E aquela não seria a única Williams a ser atingida pelas costas naquela tarde.

Fórmula 1: Briatore fez importante alerta para Alonso antes dele ir para a McLaren

Fórmula 1: havia um Verstappen no caminho

Um pouquinho antes do infortuno do brasileiro, aconteceu um dos lances mais espetaculares da temporada e que criou a expectativa de uma nova rivalidade, que acabou não vigando. Schumacher vinha na liderança, mas não contava com um alucinado Montoya. O colombiano entrou no S do Senna rasgando e deu um chega pra lá na Ferrari, que passou com duas rodas na terra. A ultrapassagem levantou os torcedores nas arquibancadas.

Montoya liderava sua primeira corrida na Fórmula 1. Crédito: Reprodução YouTube
Montoya liderava sua primeira corrida na Fórmula 1. Crédito: Reprodução Youtube

O piloto da Williams liderava pela primeira vez sem maiores problemas, quando na volta 38 foi ultrapassar o retardatário Jos Verstappen. E foi ai que tudo ocorreu. O Holandês, ao se recolocar atrás, perdeu o ponto de freada e acertou a traseira do então líder, fazendo os dois abandonarem e a vitória cair no colo de Coulthard.

Curiosamente, dezessete anos mais tarde, Max, filho de Jos, na mesma pista de Interlagos, sentiu na pele o que o pai provocara no colombiano. No GP Brasil de 2018, ele liderava quando foi dar uma volta em cima Esteban Ocon e foi tocado. Os dois rodaram e Max, diferente de Montoya, ainda conseguiu voltar para a corrida, mas chegou em segundo.

Fórmula 1: coronavírus faz temporada perder uma de suas principais corridas