Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Fórmula 1: corrida do primeiro título de Senna será reprisada neste domingo. Saiba onde assistir

Depois dos bons índices com reprises de jogos históricos da Seleção Brasileira, a TV Globo decidiu fazer o mesmo com a Fórmula 1 . Pegando carona no final de semana que é lembrado os 26 anos da morte de Ayrton Senna, a emissora irá reprisar neste domingo (3), uma de suas mais importantes corridas.

A partir das 10 horas, dentro da programação do Esporte Espetacular, será reexibido o Grande Prêmio do Japão de 1988. Foi nesta corrida que o brasileiro conquistou seu primeiro título na Fórmula 1.

Fórmula 1: temporada dominante da McLaren

Em 1988 não teve pra ninguém. Com um carro infinitamente superior aos demais, a McLaren simplesmente não deu chance para a concorrência e seus pilotos venceram 15 das 16 provas do calendário.

Siga o Diário Prime no Google News. Receba de graça os melhores conteúdos, Loterias, Futebol ao Vivo, Finanças, em primeira mão.

Leia Também: Terrível acidente de Barrichello em Ímola completa 26 anos

A única prova em que os carros vermelho e branco não triunfaram foi em Ímola, que, para delírio dos italianos, terminou com dobradinha dos pilotos da Ferrari, Berger e Alboreto. Prost abandonou com motor quebrado e Senna se enroscou com um retardatário.

Senna celebra seu primeiro título na Fórmula 1. Crédito: reprodução
Senna celebra seu primeiro título na Fórmula 1. Crédito: reprodução

O domínio foi maior do que o imposto pela Ferrari no começo dos anos 2000 com Schumacher e o atual da Mercedes com Lewis Hamilton. A diferença é que naquela época Ayrton Senna e Alain Prost estavam liberados para duelarem entre si. O desfecho disso é conhecido por todos que acompanham a Fórmula 1.

Fórmula 1: Senna cai para 14º na largada e vê título ameaçado

Naquela temporada havia ainda o sistema de descartes, que só considerava os 11 melhores resultados do piloto. Prost estava na frente na somatória de pontos, mas tinha mais pontos para descartar do que o brasileiro, que havia abandonado mais provas. Com isso, Senna chegou a Suzuka precisando vencer para garantir o título com uma corrida de antecipação.

Leia também: GP de Ímola de 89 foi o estopim para a guerra Senna x Prost

Senna cravou sua 12º pole na temporada, mas na largada seu motor morreu o que lhe fez cair para a 14º colocação. A situação de momento dava o título para seu companheiro e rival.

Alucinado, o brasileiro foi superando os adversários um a um e na 28º volta conseguiu ultrapassar o francês, que tinha que lidar com problemas de câmbio e assim não conseguiu abrir grande vantagem. Depois foi só administrar as 51 voltas finais para celebrar sua primeira conquista.

Leia Também: Há 35 anos, no chuvoso GP de Portugal, Ayrton Senna conquistava sua primeira vitória