Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Mais Lidas

Todo mundo comentando

Seguro automotivo x proteção veicular: qual o melhor para o seu carro?

Assistas aos melhores vídeos clicando aqui
Não perca nenhum conteúdo de nosso Blog. Clique no botão abaixo e fique atualizado!

Na hora de proteger o veículo, muitos brasileiros ficam na dúvida entre contratar um seguro automotivo ou uma proteção veicular, sem entender ao certo às principais diferenças entre as duas modalidades.

Por isso, é recomendado que, antes de escolher, o motorista entenda melhor quais as vantagens e desvantagens de cada modalidade.

Seguro automotivo x proteção veicular: qual o melhor para o seu carro?
Seguro automotivo x proteção veicular: qual o melhor para o seu carro?

Qual a diferença entre proteção veicular e seguro automotivo?

Existem algumas diferenças entre as duas modalidades, que vão desde a maneira como o serviço é contratado até as condições de garantia.

A primeira está relacionada à forma de contratação e o fornecimento do serviço, uma vez que o seguro automotivo é ofertado por seguradoras que possuem interesses econômicos privados.

Enquanto isso, a proteção veicular funciona através de associações cooperativas, sem fins lucrativos, as quais reúnem pessoas para dividir custos e despesas com a proteção dos veículos.

Por isso, normalmente, a proteção veicular é mais barata que os seguros automotivos.

No entanto, é preciso conhecer muito bem o que é exigido e garantido pelas cooperativas antes de fazer essa opção.

Adesão

Para aderir ao seguro automotivo, o veículo precisa passar por uma inspeção na qual será avaliado. Nesta oportunidade, as seguradoras costumam definir o valor a ser pago pelo cliente pelo seguro anual.

Dessa forma, assim como nos seguros, a proteção veicular também inspeciona e avalia o carro.

Neste caso, o interessado realiza o pagamento de uma taxa e assina o termo de adesão. Esse termo oficializa a associação do cliente e a proteção veicular passa a vigorar.

Assim como o seguro, o pagamento da proteção é cobrado em forma de mensalidades atribuídas aos associados, que podem variar a depender do acúmulo de prejuízo.

Apólice

Ao contratar um seguro automotivo, o cliente recebe a apólice onde consta os deveres e responsabilidades da seguradora e do cliente.

Nesse caso, os riscos ali apontados são de responsabilidade da seguradora e eventuais custos são transferidos para ela.

Já na proteção veicular não existe apólice, pois todas as garantias de proteção são dadas através do contrato assinado pelos associados. Nele, ambos se comprometem a arcarem mutuamente com a responsabilidade sobre os veículos.

Regulamentação

Outra diferença entre seguradoras e cooperativas está ligada à regulamentação. Afinal, as seguradoras são regulamentadas pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) e pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), o que protege os clientes com todas as garantias legais.

Enquanto isso, a proteção veicular não conta com uma regulamentação forte já que trata-se de um serviço que é fornecido por associações.

Assim, as cooperativas estão reguladas apenas pelo Código Civil Brasileiro e a Organização de Cooperativas Brasileiras (OCB).

Cobertura

Em geral, a cobertura oferecida nos seguros automotivos é contra:

  • roubos,
  • furtos,
  • incêndios,
  • colisões e
  • danos a terceiros.

Contudo, é possível contratar alguns serviços adicionais oferecidos pelas seguradoras.
Já a cobertura oferecida pelas associações de proteção veicular é praticamente a mesma.

Quais as vantagens de cada modalidade?

Apesar de mais caro, o amparo da regulação e a fiscalização das seguradoras aumentam as garantias do consumidor.

Afinal, o nível organizacional das seguradoras possibilita que o cliente receba indenizações mais facilmente.

Já as associações de proteção veicular, as cooperativas, são mais baratas e, apesar de não terem todo o aparato legal, oferecem praticamente os mesmos tipos de cobertura que os seguros.

No entanto, nessa modalidade, as responsabilidades são maiores, uma vez que o associado não é apenas um cliente.

Por isso, pesquisar sobre a cooperativa em sites como Reclame Aqui pode reduzir os riscos de se decepcionar na hora em que mais precisar.

Veja ainda: Tabela Fipe: Como escolher um carro para comprar? Dicas que vão facilitar a sua vida

Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!