Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Mais Lidas

Todo mundo comentando

Quer comprar um carro usado? Antes consulte o laudo cautelar do veículo

Assistas aos melhores vídeos clicando aqui
Não perca nenhum conteúdo de nosso Blog. Clique no botão abaixo e fique atualizado!

O laudo cautelar é, em resumo, mais do que uma análise totalmente completa de um veículo. É preciso que ele seja realizado por um engenheiro ou mesmo técnico habilitado registrado no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura). Confira a importância desse documento antes de comprar um carro.

Quer comprar um carro? Antes consulte o laudo cautelar; entenda
Quer comprar um carro usado? Antes consulte o laudo cautelar do veículo

O que é o laudo cautelar?

Se você quer adquirir um carro usado deve saber, claro, que o veículo já teve outros donos. Ter cuidado com isso é importante porque pode ajudar na hora de fazer uma boa compra.

Em resumo, o laudo cautelar é uma espécie de perícia que analisa toda a mecânica do automóvel e informa a real situação do veículo.

O procedimento deve ser feito por um engenheiro registrado no CREA, conforme foi citado anteriormente. Além disso, pode ser realizado por uma empresa especializada no assunto.

De fato, essa perícia cautelar não é obrigatória, porém traz algumas vantagens na hora de revenda. Sendo assim, o laudo cautelar é interessante para aqueles que estão vendendo ou comprando um veículo.

Veja ainda: Precisa economizar? Veja 5 dicas para melhorar o consumo de combustível

O que é avaliado?

Em via de regra, a avaliação é realizada em uma série de detalhes para atestar a legalidade do veículo. Pode ir além e também englobar as suas condições. Confira alguns itens que são avaliados:

  • Alterações na pintura;
  • Documentos e histórico dos proprietários;
  • Indícios de colisões ou mesmo sinistros em geral;
  • Parte estrutural, mecânica e eletrônica em geral;
  • Passagem por algum tipo de Recall;
  • Pendências e encaminhamento para leilão;
  • Situação jurídica ou financeira do veículo.

O laudo cautelar é adequado e faz a avaliação do veículo como um todo, permitindo que tudo melhore ainda mais.

Com o documento em mãos, o comprador pode checar as informações e avaliar se é ou não um bom negócio.

Vantagens do laudo cautelar

Providenciar o laudo cautelar é altamente adequado e traz muitas vantagens para quem vai comprar ou mesmo vender. Assim, entenda mais sobre as vantagens a seguir:

  • Melhor definição do preço de venda – O atual proprietário tem todas as condições de cobrar o valor que seja justo para todas as partes.
  • Mais facilidade para vender o veículo – O comprador tem acesso às informações e pode ter segurança, sabendo que é de qualidade.
  • Tranquilidade na hora da compra – Facilita bastante a compra do veículo e fornece a calma para efetuar o processo.
  • Prevenção de acidentes – Caso o veículo tenha algum problema, dá para consertar antes mesmo da negociação acontecer.
  • Prevenção de problemas legais – Auxilia a evitar maiores problemas e também dores de cabeça ligadas aos aspectos gerais desse veículo.
  • Maior facilidade na contratação de um seguro auto – Serve como pressuposto para que o seguro auto possa ser feito corretamente.

Embora o laudo cautelar não seja obrigatório, fazer é sempre o mais indicado. Desse modo, quem vende tem a vantagem de conseguir um maior preço, enquanto quem compra tem a certeza de um carro de qualidade.

Leia também: Tabela Fipe: Como escolher um carro para comprar? Dicas que vão facilitar a sua vida

Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!