Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Mais Lidas

Todo mundo comentando

Como economizar combustível em um carro automático? Veja dicas

Assistas aos melhores vídeos clicando aqui
Não perca nenhum conteúdo de nosso Blog. Clique no botão abaixo e fique atualizado!

Todos os motoristas desejam ter a praticidade, conforto e economia na hora de dirigir. Neste sentido, é interessante saber como aliar as vantagens de um carro equipado com um câmbio automático, com a economia de um carro manual. Por isso, veja agora como economizar combustível com um carro automático.

Como economizar combustível em um carro automático? Veja dicas
Como economizar combustível em um carro automático? Veja dicas

Como economizar combustível com um carro automático

Calibre os pneus 1 vez por semana

A primeira dica para economizar combustível e tornar um carro com mais autonomia é a calibragem dos pneus.

Essa calibragem pode ser feita também a cada abastecimento. É importante verificar o que consta no manual do veículo. Fazendo isso, o motorista conseguirá economizar não apenas no combustível, mas também na manutenção da suspensão do carro.

Mantenha o alinhamento e o balanceamento em dia

Carros que puxam para o lado consomem mais combustível.

Por isso, ao perceber que o veículo não segue em linha reta, mas puxa para um dos lados, é recomendado que o motorista leve em uma oficina especializada para fazer a manutenção preventiva dos componentes.

Assim, é possível evitar o desgaste de outros itens que poderão encarecer o custo com a manutenção das peças.

Veja também: Dificuldade para mudar de marcha? Conheça os principais problemas na caixa de câmbio

Observe as condições das velas, cabo de velas e filtro de ar

Esses componentes, em caso de desgaste ou mau funcionamento, podem aumentar o consumo de combustível.

Por isso, é recomendado que o motorista faça a manutenção preventiva desses itens e de todo o sistema que alimenta o motor em uma oficina de confiança para aumentar a autonomia do veículo e a economia de combustível.

Comportamentos de um motorista econômico

Planeje o trajeto e evite vias com congestionamento

Ao planejar o trajeto com antecedência, o motorista consegue verificar o melhor caminho para chegar ao seu destino e, assim, economizar combustível.

Acelere de forma progressiva e não brusca

Ao pisar fortemente no acelerador para sair do semáforo, por exemplo, o carro precisará gastar mais combustível para corresponder ao comando que recebeu. Por isso, manter a aceleração constante e progressiva promete reduzir o consumo de combustível.

Utilize menos o freio

Um carro que freia constantemente também precisará acelerar com frequência e, na maioria das vezes, de forma desnecessária.

Por isso, para quem deseja economizar combustível uma dica interessante é ao invés de frear, reduzir a pressão sobre o pedal do acelerador. Com essa atitude simples, o motorista reduzirá a velocidade sem precisar acionar o freio.

Agora, caso o motorista já tenha seguido todos esses passos e ainda assim o automóvel continue com um alto consumo de combustível, é recomendado levar até uma oficina mecânica de confiança para uma avaliação. Afinal, alguns problemas podem refletir no aumento do combustível.

Leia ainda: Abastecer em um posto bandeira branca é confiável ou não?

Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!