Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Mais Lidas

Todo mundo comentando

Seguro automotivo deve cobrir o preço da tabela FIPE? Entenda

Assistas aos melhores vídeos clicando aqui
Não perca nenhum conteúdo de nosso Blog. Clique no botão abaixo e fique atualizado!

Muitas pessoas compram um carro, contratam o seguro automotivo e só se perguntam qual o valor indenizado pelo seu veículo na hora que mais precisam.

É claro que ninguém espera precisar de algo desse tipo. No entanto, estar atento a essas informações promete prevenir aborrecimentos futuros.

Seguro automotivo deve cobrir o preço da tabela FIPE? Entenda
Seguro automotivo deve cobrir o preço da tabela FIPE? Entenda

O seguro cobre o valor da tabela FIPE?

Normalmente, os seguros costumam cobrir o valor da tabela Fipe em caso de sinistro. No entanto, existem exceções.

E o recomendado é estar bem atento a elas. Isso porquê tudo que ocorrerá posteriormente será de acordo com o que foi contratado entre o motorista e a seguradora.

Uma das exceções para pagamento da indenização diz respeito ao fato do automóvel já ter sofrido acidentes graves, ainda que não tenha sido com perda total. Para estes casos, o seguro costuma cobrir cerca de 80% do valor constante na tabela Fipe.

Outra possibilidade mais benéfica ao motorista garante o pagamento de 110% do valor da tabela Fipe, desde que seja feito um seguro diferenciado diretamente no ato da contratação.

Essa é uma das formas de se prevenir em caso de roubo ou furto do veículo e garantir um ressarcimento maior na hora em que o cliente mais precisa.

No entanto, é bom ficar atento porque nem todas as seguradoras trabalham com este tipo de adicional. Ou seja, caso o cliente contrate o seguro sem observar esses termos, pode perder a chance de receber uma indenização superior ao valor da tabela Fipe.

Apesar dessa ser uma possibilidade, é importante ter em mente também que 110% do valor da tabela Fipe é o máximo indenizável pelas seguradoras.

Ou seja, ainda que o veículo tenha itens específicos que o valorizem acima de 110% do valor da tabela, o seguro não indenizará a diferença.

Por isso, é preciso estar atento. Se o seu veículo tiver personalizações que façam ele valer 200% o valor da tabela Fipe e ele for roubado, você receberá apenas o que foi previamente contratado com a seguradora, sem possibilidade de questionamentos futuros.

Leia ainda: Seguro automotivo x proteção veicular: qual o melhor para o seu carro?

Como consultar a tabela Fipe

Consultar o valor do carro na tabela Fipe é muito simples. É possível obter a informação em apenas alguns passos usando um celular, computador ou tablet com acesso a internet.

Em celulares e tablets é possível ainda baixar o aplicativo “Tabela Fipe” e fazer a consulta sempre que quiser. O aplicativo está disponível tanto na Google Play, quanto na App Store.

Outra possibilidade é através do site veiculos.fipe.org.br.

É importante lembrar que essa consulta pode ser feita gratuitamente sempre que o motorista precisar.

Veja também: Como vender um carro usado acima da tabela FIPE

Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!