Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Mais Lidas

Todo mundo comentando

Falta de atenção é responsável por mais de 27 mil acidentes de trânsito em 2018 

Assistas aos melhores vídeos clicando aqui
Não perca nenhum conteúdo de nosso Blog. Clique no botão abaixo e fique atualizado!

Que todos os dias acontecem milhares de acidentes de trânsito por todo Brasil, todo mundo sabe. O que talvez nem todos saibam é que de todas as causas, que vão desde velocidade incompatível, desobediência da sinalização e ingestão de álcool, a falta de atenção representou mais de 27 mil acidentes em 2018. Veja as principais causas e como evitá-las.

Falta de atenção é responsável por mais de 27 mil acidentes de trânsito em 2018
Falta de atenção é responsável por mais de 27 mil acidentes de trânsito em 2018

Conheça as 10 principais causas de acidentes de trânsito

Conheça quais são as principais causas segundo o Atlas da acidentalidade no transporte Brasileiro 2018.

Conforme dados coletados pelo atlas, um número alarmante de acidentes ocorre por falta de atenção, chegando ao total de 27.671 no ano de 2018.

Apesar desses tipos de acidentes apresentarem um índice de 5,5 de gravidade, eles representam inúmeros prejuízos financeiros, que vão desde o custo com a manutenção dos veículos que precisam ir para a oficina, até despesas médico-hospitalares em caso de lesão.

Por isso, é importante incorporar hábitos simples no trânsito a fim de reduzir o número de acidentes de trânsito.

Veja ainda: Seguro DPVAT: Veja como é feito o cálculo para indenização

Como reduzir o número de acidentes de trânsito

O primeiro fator que causa acidentes de trânsito é a falta de atenção. Pequenas distrações como o uso de celular, mexer no rádio e outros e corresponde a mais da metade dos acidentes de trânsito.

Em seguida, os acidentes têm como causa principal a imprudência no trânsito, com excesso de animais na via e defeito na via, o que nem sempre pode ser controlado.

A questão é que, com atitudes simples, os motoristas conseguem evitar os acidentes. Veja!

Falta de atenção 

Ao dirigir é importante manter o foco na via, sem se distrair fazendo uso de celular ou manuseando algum outro objeto.

Caso seja realmente necessário, é recomendado parar em local seguro.

Não guardar distância de segurança  

Apesar dessa ser uma regra de ouro, nem todos os motoristas se lembram de executá-la na prática. Manter distância evita batida em caso de freada brusca do carro à frente. Lembre-se, independente da causa da freada, é responsabilidade do motorista manter a distância recomendada pelo código de trânsito.

Velocidade incompatível 

Observar a velocidade permitida é fundamental para evitar acidentes. Afinal, em vias expressas os acidentes tendem a ser mais graves em caso de velocidades acima da permitida.

Defeito mecânico em veículo

Cuidar da manutenção do automóvel é um dever do motorista. Por isso, é recomendado observar os prazos para a manutenção preventiva, para as condições dos pneus e demais componentes do veículo.

Animais na pista

Em locais em que trafegue animais é importante que o motorista mantenha o farol acesso e ande devagar na via. Desse modo, caso algum animal surja no caminho, ele terá tempo para desviar e evitar acidentes.

Desobediência à sinalização 

Respeitar a sinalização de velocidade, ultrapassagem, entre outras, é o primeiro passo para evitar acidentes graves no trânsito. Afinal, todas elas foram colocadas pela engenharia de tráfego para preservar vidas.

Dormindo

Em caso de cansaço, não dirija. É melhor tirar um cochilo e se recuperar para então pegar na direção. Caso o cansaço bata durante o caminho, é recomendado dar uma pausa para descansar um pouco em um lugar seguro para depois seguir viagem.

Ingestão de álcool 

Que álcool e bebida não combinam, todo mundo sabe. Mas o que talvez o que nem todos saibam, é que o mesmo é válido para outros medicamentos e substâncias que alteram a percepção da realidade. Estar atento a isso promete evitar acidentes de trânsito.

Defeito na via 

Nem sempre é possível controlar os possíveis defeitos na via. Por isso, ao perceber que o asfalto está irregular, reduzir a velocidade é o mais prudente a fim de reduzir os riscos de acidentes de trânsito.

Leia também: Câmbio automático: conheça erros que não devemos cometer ao dirigir esse tipo de veículo

Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!