Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Mais Lidas

Todo mundo comentando

Tipos de gasolina: comum ou aditivada? Conheça todas

Assistas aos melhores vídeos clicando aqui
Não perca nenhum conteúdo de nosso Blog. Clique no botão abaixo e fique atualizado!

Quando você chega no posto, são oferecidos três tipos de gasolina: comum, aditivada e premium. Contudo, além do preço que varia, você realmente sabe quais as diferenças entre cada uma delas?

Saiba então que é extremamente importante conhecer qual é a gasolina ideal para o seu carro.

Leia também: Renault Koleos: conheça o SUV francês que ainda não chegou no Brasil

Comum, aditivada, premium, formulada e de aviação: conheça tos os tipos de gasolina

Tipos de gasolina
É importante conhecer todos os tipos de gasolina e entender qual é a mais indicada para o seu veículo

No manual do proprietário do seu automóvel, é possível encontrar o tipo de gasolina recomendada para o veículo. Portanto, se você ainda sente alguma dúvida em relação a melhor opção para o seu carro, leia o texto até o fim para compreender.

Confira quais são as opções de gasolina:

Comum

A gasolina comum é a mais “simples” e mais vendida no mercado. Além disso, ela possui uma octanagem IAD (Índice Antidetonante) mínima de 87. Diferente da aditivada, a comum não recebe nenhum tipo de aditivos de limpeza, apenas adição de etanol anidro, conforme exigido pela legislação vigente que atualmente é de 27%.

Gasolina Aditivada

De igual modo, a gasolina aditivada possui a mesma octanagem da gasolina comum: índice antidetonante mínimo de 87. A principal diferença da aditivada para a comum está no seu trabalho no motor. Como o próprio nome indica, essa gasolina recebe um pacote de aditivos detergentes/dispersantes que mantêm limpo o sistema de alimentação de combustível do veículo como: velas, bicos injetores, válvulas de admissão e até a câmara de combustão.

Para diferenciar da comum, praticamente todas as gasolinas aditivadas do mercado recebem um corante que a deixa com a cor esverdeada. Ela pode abastecer qualquer veículo movido a gasolina, especialmente os equipados com injeção eletrônica.

Algumas perguntas frequentes sobre a gasolina aditivada:

Um carro acostumado com gasolina comum pode experimentar a aditivada?
Sim, poderá abastecer sem problemas e será até benéfico, pois com o uso de gasolina aditivada o combustível passa a limpar o motor.

Posso misturar gasolina comum a aditivada?
Também não há problemas, entretanto os benefícios obtidos com os aditivos não poderão ser observados na íntegra.

Confira também: Renault 19 16S: lembra deste carro? Confira um pouco da história

Gasolina Premium

Antes de tudo, uma das principais diferenças da gasolina premium, está no valor da octanagem, que é superior à das gasolinas comum e aditivada: min. de 91 índice antidetonante, ou seja, é muito mais alto em relação às outras.

De um modo geral, ela tem coloração levemente amarelada e pode ser usada em qualquer veículo movido a gasolina. Praticamente, todas as gasolinas Premium do mercado são aditivadas. A Petrobras trabalha com a Podium.

Gasolina Formulada

Ela surgiu em meados de 2011 – 2012, segundo a ANP. Toda gasolina produzida no Brasil é formulada, inclusive em outros países. Geralmente mais barata, ela é preparada com uma mistura de correntes de hidrocarbonetos. A gasolina formulada pode ser produzida por agentes econômicos (formuladores e centrais petroquímicas), que devem ser autorizados pela ANP ou refinarias.

Visualmente ainda não é possível saber se a gasolina é formulada ou não, no entanto, fique esperto, porque os postos são obrigados a informar na bomba para o consumidor.

Gasolina de aviação também é um dos tipos de gasolina

Na América Latina, o Brasil é o maior consumidor de combustíveis de aviação. A aviação utiliza dois tipos de combustíveis: querosene e gasolina.

A Jet-A1 ou QAV (querosene), é feita por processo de refino derivado de petróleo. Nela, contém cadeias de 11 a 12 carbonos, sendo utilizada principalmente em aviões com motores movidos a turbina. Há diversos tipos de querosene para avião, eles mudam de acordo com a região, ponto de congelamento e fulgor. Ela também pode mudar de acordo com questões de segurança e necessidades caracterizantes.

Já a o AVGAS (gasolina) também é derivado, obviamente, do petróleo e conta com uma cadeia de 5 a 8 carbonos. Esse tipo de combustível geralmente é utilizado para aviões de pequeno porte, que têm motores com ignição por centelha.

Ela é clara e totalmente isenta de água, mas, atenção: por conter chumbo tetraetila na sua composição, em hipótese alguma você poderá utilizar o combustível de aviação em um veículo automotivo.

Por fim, leia também: Prorrogação do Banco Renault? Confira como prorrogar suas parcelas por 60 dias

Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!