Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Mais Lidas

Todo mundo comentando

O polêmico carro Ford Pinto, um dos mais controversos da marca

Assistas aos melhores vídeos clicando aqui
Não perca nenhum conteúdo de nosso Blog. Clique no botão abaixo e fique atualizado!

31 de março – Em primeiro lugar, a Ford é notória por produzir excelentes carros, trazendo conceitos interessantes e inovadores. Entretanto, há um modelo em especial que causou um verdadeiro escândalo na indústria automobilística na época. Com efeito, trata-se do polêmico carro Ford Pinto.

Leia ainda: McLaren não produzirá SUVs, mas planeja supercarro elétrico

Por dentro do polêmico carro Ford Pinto

polêmico-carro-ford-pinto-modelo
O polêmico carro Ford Pinto, um dos mais controversos da marca

Para começar, um dos escândalos envolvendo o polêmico carro Ford Pinto está no próprio nome, que causou uma comoção na época. Entretanto, a polêmica em torno deste modelo está longe de ser apenas essa.Leia ainda: Precisa comprar um carro durante ou após a quarentena do coronavírus?

No momento em que ele foi lançado, no ano de 1971, ele fez um enorme sucesso. Todavia, decorrido algum tempo, as autoridades descobriram um problema gravíssimo exibido por ele, falha essa que a marca já tinha conhecimento.

Esse problema consistia no fato de que quando o carro recebesse um impacto na parte traseira, o tanque de combustível poderia explodir. Com isso, ele provocava um vazamento no interior da cabine dos passageiros e assim causava um incêndio.

O escândalo e os custos de resolvê-lo

Em 1977, uma revista intitulada Mother Jones publicou um memorando interno produzido pela Ford em 1973, em que se dizia que era mais em conta deixar as pessoas morrerem por conta da falha do que fazer um recall e consertar o automóvel.

Entretanto, um agência do governo americano da época, a NHTSA determinou que o sistema de gasolina do modelo era repleto de defeitos e provocava mortes.

O desfecho

Por conta disso, desse perigo que o carro Ford Pinto gerava, a empresa efetuou o maior recall daquele momento, convocando 1,5 milhão de veículos.

Leia ainda: Renault Arkana deve ser o carro mais sofisticado da marca no Brasil

Além disso, ela teve de pagar centenas de milhões em processos na Justiça e multas. Calcula-se que aproximadamente 500 pessoas faleceram por conta dessa falha.

 

 

 

Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!