Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Conceito e design do Ford Ka Wagon e demanda da época

26 de março – A princípio, a Ford cogitou fazer uma versão diferenciada do Ford Ka. De fato, o intuito era produzir uma versão perua do modelo, devido à demanda por essa tipologia de carro na época. Surgiu então o conceito e um potencial design do Ford Ka Wagon.

Leia ainda: Manutenção de carro híbrido: veja quanto custa para fazer os reparos anuais

Conceito e possível design do Ford Ka Wagon

ford-ka-wagon-turing
Conceito e design do Ford Ka Wagon e demanda da época

A ideia de desenvolver o Ford Ka Wagon ocorreu, obviamente, após o surgimento do modelo Ford Ka em 1997. De fato, o carro era econômico, ágil e tinha boa estabilidade. Contudo, o problema estava no design de sua traseira e no porta-malas diminuto.

Leia ainda: Volkswagen Scirocco pode ressurgir como desportivo elétrico

A fim de solucionar a questão do porta-malas (que tinha então apenas 186 litros), a Ford europeia chegou a pensar em criar a versão Wagon do Ford Ka. A propósito, o trabalho de desenvolvimento da versão Wagon começou ainda em 1997.

A missão do estúdio Ghia

O estúdio Ghia, da Itália, que já tinha uma longa parceria com a Ford, ficou encarregado de criar esse novo modelo do Ka. Além de ter de desenhar um porta-malas maior, a fabricante solicitou a implementação de 4 portas.

O interior e a parte dianteira foram mantidos. Foi como se tivessem dividido o Ka ao meio e mantido apenas a parte da frente e a ideia geral da parte interna. Depois, o modelo ganhou um porta-mala de 400 litros.

O projeto que não vingou

O projeto do Ford Ka Wagon, porém, não vingou. Apesar do público ter ficado ansioso pelo novo modelo, ele acabou não indo para frente por conta da equipe de marketing e do departamento financeiro da marca.

Leia ainda:

O departamento financeiro alegou que os custos seriam muito grandes para uma demanda que poderia não ser significativa. Já a equipe de marketing acreditou que o modelo poderia não emplacar. Sendo assim, o projeto foi descartado.