Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Mais Lidas

Todo mundo comentando

Vai trocar os pneus? Veja 5 maneiras mais eficazes de escolher o melhor para o seu carro

Assistas aos melhores vídeos clicando aqui
Não perca nenhum conteúdo de nosso Blog. Clique no botão abaixo e fique atualizado!

Os pneus são um dos componentes mais importantes do carro, uma vez que são eles os responsáveis por manter o contato com o solo durante toda a viagem e manter a estabilidade. Por isso, fazer uma boa escolha ao trocar os pneus promete aumentar a durabilidade do componente e reduzir gastos futuros.

Vai trocar os pneus? Veja 5 maneiras mais eficazes de escolher o melhor para o seu carro
Vai trocar os pneus? Veja 5 maneiras mais eficazes de escolher o melhor para o seu carro

Como escolher pneu certo?

Atualmente existem pneus para diferentes tipos de carros, como:

  • aqueles com motor mais forte,
  • com motor mais fraco,
  • para caminhonetes,
  • para SUVs, etc.

Diante disso, é recomendado que o motorista considere o segmento no qual o seu veículo se enquadra e, assim, busque a linha de pneus que precisa.

Afinal, ignorar o perfil de carro na hora de escolher o pneu pode eliminar todos os outros cuidados, como fazer a calibragem periodicamente e manter os pneus conservados.

Por isso, veja agora 5 maneiras mais eficazes de escolher o pneu.

1. Escolha a banda de rodagem adequada

A banda de rodagem é o que garante para cada tipo de automóvel:

  • tração,
  • dirigibilidade,
  • boa frenagem,
  • capacidade de dispersão de água e
  • quilometragem ideal

Por isso, levar em consideração a banda de rodagem é essencial para prolongar a vida útil do carro além de preservar a segurança de todos os passageiros.

Nesse sentido, é importante saber que cada pneu possui um modelo de banda de rodagem própria. É essa característica que definirá em que espécie de estrada o carro deve rodar.

Por exemplo, existem pneus com sulcos mais apropriados para os dias de chuva, enquanto existem outros mais adequados para veículos que vão trafegar em estradas off-road. Além daqueles mais comuns, indicados para automóveis que trafegam em cidades sob o asfalto seco.

Vale lembrar que o desenho dos sulcos não são as únicas diferenças das bandas de rodagens. Afinal, a largura do pneu também interfere na estabilidade do carro.

Veja ainda: Você sabe o que é pneu remold? Saiba se vale a pena trocar

2. Busque pneus com uma boa durabilidade

A durabilidade do pneu está associado à velocidade de desgaste desse componente.

Para saber se o pneu tem uma boa durabilidade e que não será necessário fazer a manutenção do pneu através da substituição dos componentes tão rapidamente, é preciso levar em consideração o treadwear.

O treadwear indica o quanto o pneu perde de borracha em determinadas condições, dentro de uma referência que varia de 60 a 620. Nesse sentido, quanto maior o treadwear, maior a durabilidade.

Ou seja, se um pneu com treadwear 200, quer dizer que a peça tem o dobro de duração quando comparada ao normal, que é 100 (número de referência).

No entanto, é importante ter em mente que outros componentes podem reduzir ou prolongar a vida útil do pneu, como:

  • o desenho da banda de rodagem,
  • a composição,
  • a estrutura e a
  • categoria do pneu.

3. Procure saber qual o melhor pneu para rodar também em dias de chuva

Se o motorista trafega por um local onde costuma chover com frequência é interessante considerar a escolha por um pneu cujos sulcos dispersam a água.

Afinal, dessa forma, o condutor evitará que se forme uma camada entre o pneu e o asfalto, impedirá que derrapagens ocorram com frequência e reduzirá os riscos de acidentes.

4. Obtenha um controle maior na direção

Escolher um pneu adequado para o tipo de viagem que o motorista fará com mais frequência, dará ao condutor um maior controle sobre a direção quando trafegar:

  • Em estradas de terra
  • Em locais de chuva
  • No asfalto seco

Nesse sentido, vale destacar que quanto mais largo for o pneu, maior será o controle sobre o veículo.

5. Conquiste conforto e maciez ao trafegar

Alguns motoristas costumam reduzir a categoria do pneu do veículo colocando um pneu menor do que o recomendado, a fim de dar um ar mais esportivo ao automóvel.

No entanto, essa prática afeta a estabilidade do carro e pode colaborar para o desgaste antecipado de outros componentes.

Afinal, ao reduzir o pneu, o carro terá uma câmara de ar menor recebendo o impacto do solo, o que reduz o conforto e a maciez do automóvel, além de reduzir a segurança e a estabilidade do veículo.

Por isso, saber escolher o melhor pneu para o automóvel é uma tarefa que vai muito além da manutenção preventiva, pois implica diretamente na estabilidade, conforto e segurança do automóvel.

Nesse sentido, caso o motorista não saiba identificar qual o tipo de pneu mais adequado ao seu carro, pode verificar o que dispõe o manual do veículo.

Afinal, as fabricantes costumam disponibilizar tais informações relativas à manutenção do pneu, como;

  • nível de pressão,
  • quando fazer calibragem,
  • quilometragem prevista para o alinhamento,
  • indicação para o balanceamento.

Leia também: Manutenção: veja 5 maneiras práticas de como limpar os bancos do carro

Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!