Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Mais Lidas

Todo mundo comentando

Radiador furado? Veja como resolver de um jeito simples e prático

Assistas aos melhores vídeos clicando aqui
Não perca nenhum conteúdo de nosso Blog. Clique no botão abaixo e fique atualizado!

Muitos motoristas já passaram por uma situação em que a temperatura do carro sobe, o carro começa a ferver e o motorista precisa parar o veículo imediatamente. Nesses casos, é preciso paciência para voltar a andar com o veículo, mas também urgência para fazer a manutenção do radiador. Afinal, esse é um sinais de que pode haver vazamentos. Confira!

Radiador furado? Veja como resolver de um jeito simples e prático
Radiador furado? Veja como resolver de um jeito simples e prático

Como consertar o radiador com vazamento

Uma das maiores causas de condenação do motor vem de problemas no sistema de arrefecimento o carro, quando o veículo superaquece por falta de lubrificação, a chamada água do radiador.

Por isso, é tão importante observar se existem vazamentos no carro para que seja feito o quanto antes e evite prejuízos ainda maiores.

Normalmente, esses reparos são feitos de forma simples, através de trocas de mangueiras, juntas ou vedações, o que não costumam ser caro.

No entanto, caso o motorista não realize a manutenção do carro a tempo, esses vazamentos podem levar a um prejuízo enorme. Pode causar a fundição de partes metálicas do motor e derretendo outros componentes, por exemplo.

Veja também: Manutenção: como não cair em golpes de mecânicos em 5 passos

Principais sinais de que há vazamentos

O vazamento da água no carro que resfria o seu motor não é normal. Afinal, o sistema de arrefecimento é projetado para ser hermético.

A água não deve evaporar nem escorrer para fora dele, o que faz o nível no reservatório sempre voltar ao mesmo patamar após esfriar. Então, se o seu carro precisa constantemente que o reservatório seja completado, algum componente está falhando — e isso pode levar a um problema muito maior.

Veja, abaixo quais são as principais causas de vazamentos:

Junta do cabeçote deteriorada

A junta precisa ser trocada preventivamente de acordo com o manual. Assim, a temperatura do motor deve ser mantida sob controle, sem superaquecimentos. Para fazer a manutenção preventiva, observe a previsão indicada no manual do carro para as revisões periódicas, onde deve ser feita a troca do óleo lubrificante.

Rachaduras em mangueiras

Nestes casos, o motorista deve fazer substituição da mangueira. Para prevenir rachaduras neste componente é indicado fazer a substituição das peças a cada 10 mil quilômetros.

Braçadeiras frouxas

O vazamento pode ocorrer em razão de braçadeiras corroídas. Então, o motorista deve providenciar a substituição das peças que estiverem em mau estado, quebradas ou rachadas.

Problemas nas tampas do reservatório ou do radiador

Essa é uma manutenção que pode ser feita de forma simples, substituindo a peça danificada.

Radiador furado

Apesar de ser um problema raro, em razão do radiador do trabalhar com água desmineralizada e aditivada, caso o motorista tenha completado com água de torneira por muito tempo, é possível que tenha corroído o radiador e apresente este tipo de problema.

É importante levar o veículo em um mecânico de confiança que poderá fazer uma avaliação mais apropriada. Desse modo, ele deve avaliar tanto as causas do vazamento, quanto o reparo indicado.

Leia ainda: Você sabe o que é a reprogramação eletrônica? Entenda e saiba como aumentar a potência do motor

Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!