Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Mais Lidas

Todo mundo comentando

Quer economizar combustível? Veja 5 dicas imperdíveis para poupar o seu dinheiro

Assistas aos melhores vídeos clicando aqui
Não perca nenhum conteúdo de nosso Blog. Clique no botão abaixo e fique atualizado!

Brasileiros de todo o país sofrem com altos preços dos combustíveis. No entanto, com atitudes simples é possível economizar combustível e manter o carro funcionando de forma eficaz, sem precisar gastar muito com gasolina. Confira!

Quer economizar combustível? Veja 5 dicas imperdíveis para poupar o seu dinheiro
Quer economizar combustível? Veja 5 dicas imperdíveis para poupar o seu dinheiro

Como economizar combustível

1. Não dirija se não for necessário

Fazer pequenos trajetos sem utilizar o carro representar uma economia interessante ao longo de um ano.

Por isso, se não for uma distância longa e nem para pegar muitos produtos como em caso de compras do mês, o recomendado é fazer uma caminhada.

Afinal, dessa forma é possível gastar calorias, manter o condicionamento físico em dia, e ainda por cima economizar combustível.

Veja ainda: Manutenção de carro híbrido: veja quanto custa para fazer os reparos anuais

2. Evite ficar parado com o motor ligado

Muitas pessoas acreditam que o carro consome muito para dar a partida e por isso, ficam com ele ligado mesmo quando não é necessário.

A questão é que, ao contrário do que se pensa, a melhor opção nesses casos é desligar o carro. Afinal, a partida equivale ao consumo do carro parado com o motor ligado por 10 segundos.

Por isso, a não ser que o motorista vá ficar parado por apenas 10 segundos, o recomendado é desligar o carro para economizar combustível.

Mas vale lembrar que é importante analisar todo o contexto, se é seguro deixar o carro desligado com pessoas dentro do veículo. Em locais que costumam ocorrer assaltos e roubos de carros, o mais recomendado é priorizar a segurança.

Apesar disso, caso seja um grande congestionamento, ao esperar as crianças saírem da escola, entre outras situações como essas, o indicado é desligar o carro.

3. Mantenha a aceleração constante e moderada

Quanto mais forte o motorista pisar no motor, mais rápido o motor queimará combustível para potencializar ainda mais a velocidade do carro.

Por isso, o mais recomendado para quem deseja economizar combustível é manter a aceleração média e frequente, sem muitas variações desnecessárias.

4. Dirija próximo ao limite de velocidade

Dirigir com uma velocidade constante economiza gasolina.  Por isso, ao dirigir na estrada é recomendado observar o limite de velocidade disposta no local.

Desse modo, o  motorista conseguirá economizar combustível e reduzir o risco de arcar com multas por excesso de velocidade.

5. Evite acelerar ou frear desnecessariamente

Ao frear constantemente o motorista exige mais do motor que precisará refazer o esforço e gastar ainda mais combustível para chegar à mesma velocidade.

Por isso, o mais indicado é, ao invés de frear, reduzir a pressão no acelerador. Nesse caso, o motor do veículo reduzirá a velocidade sem que o motorista precise acionar o freio e exigir mais do veículo depois.

Assim, além de economizar combustível, o motorista ainda previne o desgaste antecipado dos freios do carro, que são um dos itens com alto custo de manutenção.

Leia tambémCarro elétrico x Carro à gasolina: veja qual é a melhor opção

Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!