Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Mais Lidas

Todo mundo comentando

O que fazer quando a temperatura do carro superaquecer?

Assistas aos melhores vídeos clicando aqui
Não perca nenhum conteúdo de nosso Blog. Clique no botão abaixo e fique atualizado!

Muitos motoristas já passaram por esse tipo de situação. Estão andando com o carro normalmente quando, de repente, olham para o painel e verificam um alerta que diz que a temperatura do carro esquentou demais.

Apesar de ser algo comum, nem todas as pessoas sabem o que fazer quando o motor superaquece.

Por isso, confira agora como agir nessas situações.

O que fazer quando a temperatura do carro superaquecer?
O que fazer quando a temperatura do carro superaquecer?

O que fazer quando a temperatura do carro esquenta demais

Confira agora o que fazer caso o carro esquente demais:

  • Pare o carro! Não é indicado continuar andando com o motor muito quente, pois a qualquer momento pode ser que o carro se incendeie. Então, estacione o veículo em um lugar seguro o mais rápido possível.
  • Caso não consiga estacionar imediatamente, ligue o ar quente na máxima potência. Fazendo isso, o ar quente ajudará a drenar o calor do motor e o motorista ganhará um pouco mais de tempo para encontrar um lugar seguro e estacionar. Mas atenção: se a temperatura do carro estiver no máximo, não utilize esse recurso.
  • Depois que estacionar, o próximo passo é levantar o capô do carro, verificar como está a situação do motor e facilitar o esfriamento dele. No entanto, faça isso apenas se não estiver saindo fumaça do capô. Então, esqueça a ideia de abrir a tampa do radiador, pois pode causar graves queimaduras.
  • Não coloque água fria no radiador caso o motor esteja muito quente. A mudança brusca de temperatura pode prejudicar o motor e aumentar os gastos com o conserto.
  • Geralmente o carro esfria em meia hora. Caso a temperatura do automóvel não baixe, ligue para a seguradora ou peça um reboque. Mas, evite andar com o veículo em altas temperaturas pois além de causar acidentes, é possível que os prejuízos sejam ainda maiores caso prejudique o motor.

Veja também: Como vender um carro usado acima da tabela FIPE

Como saber quando o carro “ferveu”

Em primeiro lugar, é bom saber que quando o carro ferve, na maioria das vezes aparece uma mensagem no painel, onde tem um indicador que demonstra a temperatura do carro.

A maioria dos carros possui dois sistemas para avisar que o motor está a ponto de ferver:

  • o ponteiro de temperatura: indica a temperatura do motor no momento,
  • uma luz vermelha com símbolo de termômetro que acende quando a água do radiador está quente demais.

No mais, também é possível ouvir que o barulho do motor está diferente.

Caso o motorista não perceba que a temperatura subiu, a situação pode se agravar e começar a sair fumaça do motor. Por isso, o recomendado é procurar um especialista aos primeiros sinais de que o carro superaqueceu.

Possíveis causas da temperatura elevada

É importante dizer que as causas para que a temperatura do carro aumente são inúmeras.

Por isso, o mais recomendado é que o motorista leve o veículo até um mecânico de sua confiança. Ele poderá fornecer um diagnóstico preciso, bem como indicar o caminho a ser seguido.

Continue lendo: Como fazer a manutenção veicular e ter o carro sempre novo

Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!