Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Mais Lidas

Todo mundo comentando

Manutenção: veja lista de itens importantes para verificar periodicamente

Assistas aos melhores vídeos clicando aqui
Não perca nenhum conteúdo de nosso Blog. Clique no botão abaixo e fique atualizado!

A manutenção no feita no tempo certo, de forma preventiva, é a melhor maneira para se economizar dinheiro e manter o seu carro sempre no melhor estado de funcionamento. Mas, muitos motoristas acabam negligenciando mesmo sabendo da importância deste assunto, seja por desconhecimento ou por preguiça.

Pensando em ajudar com a manutenção do seu carro, separamos algumas dicas de itens que você precisa estar atento para não ficar na mão.

Manutenção: veja lista de itens importantes para verificar periodicamente
Manutenção: veja lista de itens importantes para verificar periodicamente

Itens importantes para manutenção

Manutenção dos freios

Os freios são um item importantíssimo para o carro, responsável pela sua segurança e a de terceiros também.

Por isso, os fluidos do freio precisam ser trocados a cada 2 anos ou conforme a recomendação do fabricante.

Isso acontece porque o sistema tem a capacidade de absorver águas que evaporam devido ao calor que é gerado pela frenagem. Desta forma, criam o que é chamado de vapor d’água. Esse vapor, por sua vez, é um vilão no processo de frenagem.

Veja ainda: Manutenção: 4 dicas para manter os bancos do carro sempre limpos e em dia

Óleo do motor

Este item é crucial para o bom funcionamento do motor. Ele é responsável por reduzir o atrito entre as peças metálicas, ajudar a controlar a temperatura e também processo de limpeza no motor. Este componente é um dos que mais precisam de manutenção periódica.

Apesar dos carros atuais possuírem uma alta tecnologia com informações sobre nível e data de troca, é prudente manter a atenção neste item.

Já para os carros mais antigos, é ideal sempre observar se no local onde o carro passou a noite existem manchas de óleo no chão.

Para conferir o óleo do motor, é necessário estar com o carro frio e em local plano. Então, retire a vareta e limpe-a com um pano ou papel e em seguida insira novamente. Retire a vareta novamente e confira o nível.

Água do radiador

Apesar de falar água do radiador, o seu veículo no entanto nunca pode receber apenas água. Mas, a mistura correta entre água e aditivo.

Confira o líquido pelo menos uma vez por mês checando se há ou não vazamentos.

Pneus

Os pneus precisam ser calibrados a cada 15 dias o mais frio possível.

Fique atento aos desgastes do pneu. Isso pode ser conferido através dos triângulos ou TWI presentes na lateral do item. Assim, quando o desgaste alcançá-lo, é hora de trocar.

Outro hábito saudável é realizar o rodízio de pneus a cada 10.000 Km.

Manutenção das velas

As velas são as responsáveis por queimar o combustível e por essa razão é de extrema importância para o funcionamento dos carros e para a sua potência também. Assim, é recomendado a troca do item a cada 20 ou 30 mil Km.

Sem negligenciar a manutenção preventiva e tendo cuidado com esses itens, seu carro se manterá sempre com um excelente funcionamento e o seu valor de venda mais para frente, consequentemente, será bem maior.

Leia também: Manutenção: Quando se deve trocar o óleo de câmbio?

Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!