Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Mais Lidas

Todo mundo comentando

De olho na pintura automotiva: saiba como cuidar da estética do seu carro

Assistas aos melhores vídeos clicando aqui
Não perca nenhum conteúdo de nosso Blog. Clique no botão abaixo e fique atualizado!

Deixar impecável a pintura automotiva é tão importante quanto os cuidados normais que se deve ter com o automóvel, como lavar, encerar e até mesmo abastecer. Posteriormente, isso pode influenciar, por exemplo, na hora da venda.

Um automóvel com a pintura riscada e mal cuidada torna-se, por vezes, um fator decisivo na hora de fechar negócio. Por isso, vale a pena tomar alguns cuidados para manter seu bem novo em folha.

De olho na pintura automotiva: saiba como cuidar da estética do seu carro
De olho na pintura automotiva: saiba como cuidar da estética do seu carro

Pintura automotiva e querosene

O querosene possui algumas substâncias corrosivas em sua composição e, dessa forma, não deve ser aplicado ao lavar o carro. Este produto danifica a pintura e a maioria das borrachas da suspensão.

Para realizar a limpeza de forma segura e eficiente – inclusive da lataria – , água e sabão neutro são suficientes. A falta de cuidados regulares e adequados pode provocar a perda de brilho e a diminuição da resistência da pintura em pouco tempo.

Sujeiras de pássaros

As fezes de aves são corrosivas e podem provocar manchas na pintura automotiva. Então, é bom ficar atento ao estacionar o veículo embaixo de árvores e, se algum pássaro defecar na pintura do seu carro, procure remover o quanto antes com um pano de microfibra úmido com água. JAMAIS deve-se raspar a casquinha que se forma do dejeto, pois isso pode riscar o carro.

Leia ainda: Quer comprar um carro seminovo? Veja 5 dicas para fazer um bom negócio

Cuidado com a maresia

Pessoas que moram em áreas litorâneas são as mais propícias a terem a pintura automotiva danificada pela maresia, ainda mais quando o veículo apresenta arranhões, amassados ou qualquer outro dano que deixe a superfície metálica exposta, causando corrosão. Do mesmo modo, o indicado é recorrer a uma oficina de reparo. Lave somente com sabão neutro.

O uso de produtos de limpeza não apropriados para veículos podem provocar problemas na pintura, principalmente quando não removidos completamente. Recomenda-se optar por produtos com PH neutro para limpeza e conservação da pintura.

De olho na temperatura

Cuidado ao expor o veículo a temperaturas muito altas ou baixas é imprescindível para prolongar a vitalidade da pintura do automóvel. Ainda mais em ambientes muito frios, pois isso pode “craquelar” o verniz. Já deixá-lo exposto a muito calor pode modificar a tonalidade da cor.

Pano ideal para limpeza

Especialistas recomendam que o pano ideal para limpeza do carro é o de microfibra, por conter pequenos furos em sua composição que “guardam” a sujeira e evita que fiquem na parte superficial, riscando o veículo.

O ideal é começar a limpeza do automóvel pelas partes superiores, como o teto, onde há menor concentração de sujeira, deixando as partes de baixo por último.

Pós-lavagem

Depois que concluir a lavagem, seguir outros procedimentos é fundamental para o mantimento da pintura automotiva. Deve-se secar o veículo para evitar formação de manchas na superfície.

Em seguida, opte por aplicar uma cera específica para a lataria com uma flanela em movimentos circulares. Essa ação deve ser feita pelo menos uma vez por ano.

Veja também: Manutenção: como não cair em golpes de mecânicos em 5 passos

Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!