Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

Mais Lidas

Todo mundo comentando

Volkswagen Founder: a controversa história da fundação da marca Volkswagen

Assistas aos melhores vídeos clicando aqui
Não perca nenhum conteúdo de nosso Blog. Clique no botão abaixo e fique atualizado!

20 de abril – Atualmente, a Volkswagen é uma das mais importantes companhias automobilísticas do mundo. A propósito, é uma das que mais vende, juntamente com a japonesa Toyota. Contudo, o que talvez nem todos saibam que é que o Volkswagen Founder, ou seja, o fundador da marca tenha sido uma das figuras mais atrozes da humanidade: Adolf Hitler. Confira.

Leia ainda: Ford Escort RS Cosworth: um dos clássicos da marca Ford

Volkswagen Founder: a história da fundação da marca alemã

volkswagen-founder-fundação-marca-hitler
Volkswagen Founder: a controversa história da fundação da marca Volskswagen

Volkswagen Founder, ou seja, o fundador da Volkswagen foi ninguém menos que o governo alemão da década de 1930, que estava nas mãos de ninguém menos que o abjeto líder Adolf Hitler. Ele foi, por assim dizer, o fundador da marca. 

Leia ainda: Jeep Sahara 2019: preço, mecânica, consumo e detalhes dessa versão do Wrangler

O criador do termo “Volkswagen” foi um engenheiro chamado Joseph Ganz, que traduzido para o português seria “carro do povo”. Seu intuito era promover a modernização da indústria automotiva da Alemanha do começo dos anos 1930.

Naquela época, no Salão do Automóvel de Berlim, até esboçou contato com Ganz, porém desistiu ao descobrir que ele era judeu. Todavia, posteriormente, o ditador nazista roubou o nome da marca e fundou a Associação da Indústria Automóvel Alemã.

A ideia de Hitler, compartilhada com os empreendedores alemães, é que o futuro da indústria alemã estaria na confecção de produtos acessíveis a população e com um grande apelo nacionalista

O desenvolver do projeto e a primeira fábrica

Hitler chamou o engenheiro Ferdinand Porsche para desenvolver o modelo que seria o carro-chefe da ideia. Aliás, Porsche foi também o encarregado de administrar essa primeira fábrica. A cidade que posteriormente recebeu o nome de Wolfsburg abrigou a primeira fábrica da marca, onde aliás os trabalhadores da mesma passaram a morar.

A pedra fundamental da fábrica foi colocada em 1938, no dia 26 de maio. A cerimônia que em foi colocada a pedra fundamental por Hitler teve transmissão ao vivo por rádio, como uma forma de propaganda do novo carro.

A propósito, o intuito era usar o carro como uma forma de propaganda do nazismo, um regime de extrema direita e do partido nazista, obviamente. Na cerimônia, o ditador alemão não chamou o modelo de “carro do povo” inicialmente, pois ele estava em fase de desenvolvimento. Sendo assim, chamou-o de “Beetle”, que nada mais é do que o famoso fusca.

A produção

Algumas poucas unidades do veículo foram produzidas até 1939. No entanto, justamente neste ano se iniciou a Segunda Guerra Mundial. Por conta disso, por determinação do “Volkswagen Founder“, a produção da fábrica passou a se focar em veículos militares.

Leia ainda: Plano Next Jeep permite comprar veículos da marca com redução nas parcelas

Hoje em dia, os descendentes de Ferdinand Porsche, o projetista do Fusca, são os maiores acionistas da marca.

 

 

Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!