Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

- Publicidade -

Camadas da pele e suas funções, um pouco mais a respeito

O maior órgão do corpo, suas características e funções.


0

A pele é o maior órgão do corpo humano, sabia? Pois é! Ela recobre cerca de 7500 cm2 de uma pessoa adulta e, sem esse tecido, a sobrevivência seria impossível. De acordo com a histologia, a pele é dividida em três camadas: a epiderme, a derme e a hipoderme, sendo que cada uma possui características distintas. Vamos saber um pouco mais a respeito sobre quais são as camadas da pele e suas funções?

Camadas da Pele
Camadas da pele e suas funções, 02/07 Diário Prime.

As três camadas da pele

Epiderme

A epiderme é a camada da pele mais superficial, ou seja, aquela que fica em contato direto com o ambiente externo. É formada por tecido epitelial e possui texturas variadas dependendo da região do corpo, sendo mais fina na palma das mãos, por exemplo.

Ela é formada por 5 estratos: o córneo (células mortas e com grande quantidade de queratina), lúcido (células translúcidas e que nem sempre é possível enxergar a olho nu), granuloso (camadas de células que dão origem a queratina), espinhoso (camadas de células cubóide e com filamentos de queratina), e germinativo (células que empurram queratinócitos para outras camadas). 

Derme

A derme é a camada da pele considerada intermediária, ou seja, a que fica entre a epiderme e a hipoderme. É formada por tecido conjuntivo, sendo bem firme e elástica. Vale destacar, também, que é na derme que estão localizados os vasos sanguíneos, nervos, terminações nervosas e glândulas sudoríparas.

Essa camada da pele pode ser dividida em duas outras: a papilar e a reticular. A primeira se localiza abaixo da epiderme e é constituída por tecido conjuntivo frouxo. Já a segunda, é uma camada mais espessa e é formada por tecido conjuntivo denso. 

Hipoderme

A hipoderme, que também é chamada de tela ou tecido subcutâneo, é a camada da pele mais interna, a qual é formada por células adiposas, vasos sanguíneos e fibras de colágeno. Ou seja, é a camada da pele que armazena gordura. 

É importante dizer que essa quantidade de células de gordura varia de pessoa para pessoa e também pode ser maior em determinada parte do corpo e menor em outra. 

Funções da pele 

As camadas da pele possuem funções essenciais e indispensáveis para o bom funcionamento do corpo humano e, por isso, é tão importante mantê-la, sempre, bem cuidada. Veja abaixo algumas funções da pele!

  • Ela funciona como uma barreira entre o organismo e o ambiente externo;
  • Protege o corpo da desidratação;
  • Protege o corpo dos raios ultravioletas;
  • Protege o corpo de traumas;
  • É responsável para a regulação metabólica, em que ocorre a síntese de Vitamina D;
  • Armazena substâncias, como água e gorduras;
  • Regula a temperatura corporal;
  • É responsável pela regulação hídrica, que controla a perda ou a entrada de líquidos;
  • Excreta substâncias tóxicas, como amônia, por exemplo;
  • É sensível e, por isso, funciona como alerta para dor, calor, pressão, etc;
  • Ajuda a aumentar a imunidade do corpo humano.

Dê mais importância a sua pele! Saiba como começar a cuidar dela hoje mesmo!


Últimas Publicações
Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!



Comentários
Loading...