Diário Prime o portal de notícias de Mato Grosso!

Quais as pessoas que tem direito ao PIS/PASEP e onde encontrar o número do NIS

Confira abaixo as pessoas que tem direito ao PIS.


Nesta sexta-feira (15), no intuito de sempre manter o cidadão informado, o Diário Prime com base nas informações da Caixa Econômica Federal buscou saber quem tem ao PIS PASEP neste ano de 2019 do INSS. Abaixo quem são as pessoas que tem direito a esse benefício e onde encontrar o número do NIS.

Saque do PIS/Fonte: Reprodução
Saque do PIS direito no PIS encontrar número do NIS  /Fonte: Reprodução

Estimativa da Secretária de Trabalho é que 3,4 milhões de brasileiros sejam beneficiados

De acordo com a estimativa da Secretaria de Trabalho, mais de 2,8 bilhões serão pagos para aproximadamente 3,4 milhões de trabalhadores.

Seguindo os parâmetros do calendário do PIS quem nasceu entre janeiro e junho receberam o PIS no primeiro trimestre em qualquer situação. O recurso ficará à disposição do trabalhador até a data de 28 de junho, prazo final para o recebimento. O valor do abono varia de R$ 83,00 a R$ 998,00 dependendo do tempo que a pessoa trabalhou formalmente em 2017

Veja quem tem direito ao PIS/PASEP

PIS/Fonte: CEF
Saque do PIS direito no PIS encontrar número do NIS

Tem direito ao abono salarial quem recebeu, em média, até dois salários mínimos mensais com carteira assinada e exerceu atividade remunerada durante, pelo menos, 30 dias em 2017. É preciso ainda estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais), ano-base 2017.

Trabalhadores da iniciativa privada retiram o dinheiro na Caixa Econômica Federal, e os servidores públicos, no Banco do Brasil. É preciso apresentar um documento de identificação e o número do PIS/Pasep.

No caso do PIS, para quem é correntista da Caixa, o pagamento é feito 2 dias antes do restante dos outros trabalhadores. Já no caso do Pasep, o crédito em conta para correntistas do Banco do Brasil será efetuado a partir do 3º dia útil anterior ao início de cada período de pagamento.

Veja onde encontrar o número do seu NIS

PIS/Fonte: CEF
PIS/Fonte: CEF

Para consultar o saldo de cotas do PIS, é necessário o número do NIS que você encontra:

• no Cartão do Cidadão;

• ​nas anotações gerais da sua Carteira de Trabalho antiga;

• na página de identificação da nova Carteira de Trabalho;​ ​

• no extrato do seu FGTS impresso.

Para sacar o abono do PIS, o trabalhador que possuir Cartão do Cidadão e senha cadastrada pode se dirigir aos terminais de autoatendimento da Caixa ou a uma casa lotérica. Se não tiver o Cartão do Cidadão, pode receber o valor em qualquer agência da Caixa, mediante apresentação de documento de identificação.

Informações sobre o PIS também podem ser obtidas pelo telefone 0800-726-02-07 da Caixa. O trabalhador pode fazer uma consulta ainda no site www.caixa.gov.br/PIS, em Consultar Pagamento. Para isso, é preciso ter o número do NIS (PIS/Pasep) em mãos.

Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.