Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

- Publicidade -

Deu no poste: saiba por que o Jogo do Bicho é ilegal

Saiba os motivos dos quais tornam o jogo do bicho ilegal no Brasil


Não perca nenhum conteúdo de nosso Blog. Clique no botão abaixo e fique atualizado!

Atenção: Siga o Diário Prime no Google News e assine nosso Canal no You Tube!

Já se perguntou por que o Jogo do Bicho é ilegal no Brasil? Trouxemos em primeira mão os motivos pelos quais um famoso jogo de azar é restrito na nossa nação. Confira desde sua criação até a situação que o jogo do Bicho encontra se nos dias atuais.

Resultado Jogo do Bicho / Montagem Ueslei Mendes de Souza
Resultado Jogo do Bicho / Montagem Ueslei Mendes de Souza

Entenda como foi criado o Jogo do Bicho

No ano de 1892, João Batista Vianna de Drummond, que era conhecido ainda como Barão Drummond, criou o jogo do bicho. Depois de ser nomeado barão pelo imperador D. Pedro II, o nobre abriu um zoológico no bairro de Vila Isabel, na cidade do Rio de Janeiro.

Com a Proclamação da República em 1889, o barão deixou de receber ajuda financeira do governo e seu estabelecimento ficou comprometido. Para não ter que perder o zoológico, Drummond criou uma espécie de jogo de azar para não deixar de ter visitantes.

Todos os dias um pequeno papel com a anotação e o desenho de algum dos 25 animais do zoológico era colocado num quadro e içado ao alto de um poste.

Cada visitante ao entrar no parque recebia um bilhete com um dos bichos e no fim do dia, aqueles que tivessem o bilhete com o mesmo animal que estava no quadro, recebia um prêmio de 20 vezes o valor do ingresso.

Em pouco tempo o jogo ficou famoso, e a ideia do barão começou a ser utilizada em diversos lugares.  Então criaram as bancas nos estabelecimentos por toda a cidade sob o controle de um grupo que assegurava o pagamento dos prêmios e a idoneidade dos resultados.

Por que é ilegal?

O jogo do bicho é proibido pela lei brasileira número 3.688 e considerado contravenção juntamente com jogos de azar, atividade de cassino e exploração não autorizada de loteria. Desde o anúncio da proibição do bicho em 1941, os bicheiros, controladores dos pontos de aposta, se organizaram e formaram uma cúpula que se relaciona por meio de propina e financiamento de projetos e campanhas com o governo, justiça e polícia.

Essa relação, que cresceu e se tornou cada vez mais comum, é o que permitiu que o jogo do bicho chegasse até os dias de hoje em pleno funcionamento.

Por conta disso, hoje o bicho é considerado não só contravenção mas crime de formação de quadrilha e corrupção. Na década de 70, o jogo do bicho no Rio de Janeiro estava organizado praticamente como uma empresa em expansão.

E, tendo arrecadado grandes quantias de dinheiro, investiram, entre outras coisas, na compra de escolas de samba e no controle do carnaval, por meio da liga das escolas de samba. Além de um negócio lucrativo, o carnaval é utilizado para “lavar” o dinheiro ilegal conseguido com o jogo por meio de notas superfaturadas.

Para obter mais conteúdos siga o Diário Prime no Google News. Quer se avisado de graça sobre os melhores conteúdos em primeira mão? Receba Nossas Notificações Aqui!