Publisher Theme
Art is not a luxury, but a necessity.

- Publicidade -

Camadas da pele e suas funções, entenda. 02/07 Diário Prime.

Por Que Cirurgia Plástica é famosa no Brasil?

Hoje o Brasil já é o segundo país do mundo que mais realiza cirurgias plásticas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. E esse número cresce a cada ano. A busca por procedimentos estéticos através de cirurgia plástica é uma tendência, principalmente entre adolescentes e jovens.

Em 2017, um senso realizado pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (Isaps), entrevistou mais de 1.300 cirurgiões de todo o mundo, e entre os brasileiros ouvidos, 18,6% afirmou que já fizeram procedimentos de aumento de seios em mulheres menores de idade.

No passado, as maiores procuras por cirurgias plásticas eram por motivos de reparação, ou seja, procedimentos com foco no bem estar do paciente, e em proporcionar mais qualidade de vida. É o caso de cirurgias de correção de fenda palatina, reconstrução da mama para pacientes que tiveram câncer, enxertos de pele, entre outros. Porém, nos últimos anos, a procura por cirurgias plásticas no Brasil aumentou muito, principalmente pela influência da mídia e celebridades.

Em tempos em que imagem é tudo e vale muito, estar dentro de um determinado padrão de beleza se tornou fator determinante para fechamento de contratos e decisões profissionais. Por isso o mercado de cirurgia plástica tem estado tão aquecido, e a influência dessas celebridades, acaba popularizando os procedimentos entre o público em geral.

É o caso da cantora Anitta. A celebridade que dispensa qualquer apresentação, sempre fala abertamente sobre todos os procedimentos cirúrgicos que já realizou para ficar com a aparência atual. Cirurgia nos seios, lipoaspiração e procedimentos no nariz, fazem parte da lista de Anitta.

O nariz perfeito, o queixo, ou os seios de famosos se tornam referências nas salas de especialistas, e a necessidade de alcançar o corpo perfeito, assim como o dos famosos, faz as salas de cirurgiões lotarem. Entre os procedimentos mais procurados, estão cirurgias de aumentos das mamas, lipoaspiração, cirurgia das pálpebras, e rinoplastica.

Alguns especialistas sugerem que até mesmo fatores climáticos e geográficos do Brasil podem influenciar na grande procura por cirurgias plásticas. A grande extensão litorânea, que traz proximidade ao mar e toda a cultura de praia para grande parte das grandes cidades do país, acaba por influenciar um certo padrão corporal, que muitas vezes só é alcançado através de intervenção cirúrgica.

Um outro fator que influencia muito na busca por intervenções estéticas, segundo avaliação de sociólogos, é a necessidade de oportunidades. Em um país tão desigual quanto o Brasil, o corpo pode ser o único bem que o indivíduo tem. E ter uma boa aparência e forma física pode ajudar a melhorar suas possibilidades de evoluir socialmente.

No final, a decisão sempre cabe a cada indivíduo. O importante é ter consciência de que procedimentos estéticos, invasivos ou não, podem ter riscos e reações diferentes em cada corpo, e que sempre devem ser feitos por um especialista. E claro, lembrar que nem tudo é possível de ser corrigido ou alterado, e o envelhecimento e alterações no corpo e rosto são completamente normais.