Take a fresh look at your lifestyle.
Novo bloqueio de celulares da Anatel acontece neste domingo. foto/Montagem

Nova operação de bloqueio de celulares da Anatel com IMEI irregular começa neste domingo

Nova operação de bloqueio de celulares com IMEI irregular da Anatel acontece neste domingo e abrangerá 15 estados brasileiros, incluindo São Paulo e Minas Gerais.

Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações, dará início a última fase da operação que irá realizar o bloqueio do IMEI de celulares irregulares. A ação começou em 2018 e na época foram bloqueados mais de 244 mil dispositivos em vários estados. A nova inciativa de bloqueio inicia no próximo domingo (24) devendo atingir mais de 500 mil aparelhos.

Bloqueio de celulares irregulares da Anatel atingirá 15 estados neste domingo

Novo bloqueio de celulares da Anatel começa neste domingo. Foto/Montagem
Novo bloqueio de celulares da Anatel começa neste domingo. Foto/Montagem

Nesta operação, o bloqueio abrangerá 15 estados brasileiros, incluindo São Paulo e Minas Gerais e a Anatel deverá efetuar o bloqueio de aparelhos irregulares, que foram habilitados a partir de 7 de janeiro de 2019.

Neste domingo (24), os estados onde haverão os bloqueios são: Minas Gerais e São Paulo, Amazonas, Roraima, Pará, Amapá, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia.

Na última operação da Anatel, os maires volumes de bloqueios foram registrados nos estados de Goiás, com 85.970 dispositivos, seguido do Distrito Federal, com 60.321 e Rio de Janeiro com 38.496.

O que é considerado um celular com IMEI irregular

São considerados dispositivos irregulares, todos os que não possuem selo de certificação da Agência ou que tiveram seu IMEI (número de identificação) alterado, além dos falsificados.

Quando o aparelho é bloqueado, aplicativos e conexão wi-fi continuam funcionando, porém não pode mais conectar através de dados móveis com as operadoras.

Como consultar o IMEI do meu celular para saber ser será bloqueado pela Anatel

Para saber se seu celular está irregular e se será bloqueado, basta basta digitar o IMEI do aparelho no site da Anatel, normalmente impresso em um selo na caixa do aparelho.

Caso não tenha mais a embalagem, ou se o celular foi comprado de terceiros, pode se consultar o IMEI digitando *#06# na chamada do seu aparelho. lembrando que dispositivos que aceitam mais de um chip possuem mais de um IMEI.

Quais tipo de celulares poerão ser bloqueados pela Anatel

Vários modelos de celular comprados no exterior correm o risco de serem bloqueados, exceto os que possuem “fabricantes legítimos” regulares no Brasil, ou seja, marcas que não tenham sido impedidas de comercializar ou funcionar no Brasil.

Agência está enviando mensagens de aviso de bloqueio

A Anatel, a partir do dia 7 de janeiro deste ano, vem informando a irregularidade, para isso enviou mensagens de aviso a todos aparelhos que seriam bloqueados. Cerca de 531 mil mensagens foram enviadas.

Se você recebeu o aviso da Anatel, ou consultou seu IMEI e ele está irregular, deve entrar em contato com o lugar onde comprou seu aparelho e exigir informações

Comentários estão fechados.