Take a fresh look at your lifestyle.
K-Pop

Já Ouviu Falar Sobre O K-Pop? Esta É Sua Guia De Iniciante

Uma canção do grupo K-pop BTS, mostrada aqui, apresentada durante o Billboard Music Awards 2019, está incluída em nosso kit inicial.

A última meia-década da música pop ocidental foi dominada por sussurros: um estilo de performance deliberadamente seco, quase como o ASMR, popularizado por artistas como as grandes gravadoras “indie pop” Julia Michaels, Selena Gomez, Lana Del Rey e Billie Eilish. O som é abafado e pacificador, uma resposta ao caos do mundo, a música milenar equivalente ao design minimalista de interiores – por que cintar quando se pode acalmar?

K-Pop K-Pop

Leia mais: Com Novos Recordes BLACKPINK Sacode O Mundo
K-Pop No Mundo Ocidental
A música do ídolo K-pop, por sua vez, tomou conta nos Estados Unidos durante exatamente a mesma época, e foi o oposto: uma terra de sonhos maximalista cheia de cores, altos desempenhos conceituais e vídeos, uma infinidade de intérpretes e coreografias inigualáveis.

Ou seja, a música do ídolo K-pop – no Ocidente, “K-pop” é freqüentemente usada como sinônimo de música de ídolo coreano, pop de alto valor de produção e produzida em um sistema de estúdio deliberado, como é nesta peça).

K-pop é música que é empalhada mas nunca inchada; música que é divertida e destinada a gerar alegria quando ouvida e vista (o K-pop é projetado para ser apreciado visualmente tanto, se não mais, do que é destinado a ser ouvido).

E é a música que se aproxima agora da ubiquidade global total. A boyband BTS é o grupo mais popular do planeta, trazendo bilhões para a Coréia do Sul a cada ano entre os álbuns nº 1 (três dos quais atingiram esse ponto de referência em menos de um ano), fazendo apresentações de televisão e vídeos musicais que dobram como filmes de arte.

Os próprios fãs do K-pop têm dominado as manchetes dentro e fora da arena da cultura pop por seus recentes sucessos políticos: usando seu entendimento digital nativo para superar os hashtags supremacistas brancos, derrubando o número de presenças no rally de Tulsa do Presidente Trump e aplicativos policiais destinados a solicitar informações sobre os manifestantes de Black Lives Matter, pressionando seus Ídolos a tomarem uma posição e contribuindo com milhões em doações.

Para o público anglófono que está aprendendo sobre o gênero pela primeira vez, esta descoberta musical em particular provavelmente parece como perder o barco em uma viagem que você não sabia que estava decolando. Como poderia a agulha mudar tão rapidamente? O K-pop é avassalador.

E isso é compreensível. Na história da música popular, o público americano tem hesitado em abraçar a música gravada em um idioma diferente, exceto por algumas superestrelas da língua espanhola.

Espera-se que artistas de outras culturas se cruzem – para traduzir seu trabalho, para se branquear e suas apresentações para vender para os Estados Unidos, o maior mercado musical do mundo. Para muitos, uma forma pop dominante que não esteja em inglês é inconcebível.

E ainda assim, aqui está o K-pop, música largamente gravada em coreano, nascida no início dos anos 90 e agora uma das formas mais populares de música no planeta, apreciada por várias gerações de ouvintes. Os números podem ser intimidadores, mas entrar na música não deveria ser.
Experimente
Aprender a experimentar o que significa primeiro livrar-se de equívocos comuns. As noções básicas: O K-pop não é um gênero, nem os fãs do K-pop se comportam como um monólito. O termo significa “pop coreano”, mas como “pop latino”, o título é mais uma designação geográfica para a indústria do que uma designação sônica.

Um “sistema de ídolos” para a audição e criação de talentos pop, não muito diferente da mecanização da Motown de Berry Gordy nos anos 60 e 70, e o apoio financeiro para as artes pelo governo sul-coreano é responsável pelo domínio do K-pop, mas a popularidade atual da música nos Estados Unidos é um fenômeno relativamente novo: nascida online, retweeted, streamed e compartilhada incessantemente.

A música K-pop atravessa o gênero com incrível facilidade – em um só momento, pegando pistas dos dubstep drops que definiram o pop no início da década de 2010, ou hitmakers suecos, ou hip-hop, ou R&B balladry, ou new jack swing, ou soul, ou euro-pop, ou euro-pop, ou Caribbean dancehall, ou salsa e mais além – ecletismo sem fronteiras identificável pelos próprios artistas, seus julgamentos estéticos sísmicos, e seu canto multilíngüe. Os intérpretes deste gênero dirigem o espectro desde grupos de garotas e bandas de garotos até solistas e rappers.

A evolução do K-pop é definida por “gerações” indistintas da música, cujos parâmetros são freqüentemente contestados tanto por fãs quanto por críticos. Ouvir este estilo é apenas um aspecto da entrada na indústria também: O caminho para a descoberta é projetado para que os fãs participem online, o que significa que os apoiadores mais fervorosos são vocais e se envolvem em esforços publicitários coordenados, tais como a transmissão de novos videoclipes em um loop infinito.

Comentários estão fechados.